APRESENTAÇÃO do livro “No Seminário MAIOR” de Joaquim Tenreira Martins



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Foi apresentado, no passado dia 9 deste mês, o último livro de um amigo antigo, de sempre! Que a comunidade na Bélgica (re)conhece bem. Reformado, Joaquim Tenreira Martins, foi alto funcionário na Embaixada de Portugal, onde exerceu funções de contacto directo com as pessoas, assumindo com paixão, o cargo de Assistente Social e Jurídico. É natural de Vale de Espinho, Sabugal – centro noroeste de Portugal. Diplomado em Teologia é também licencido em Ciências Políticas e em Direito. O seu bom sentido de humor acompanha-o também na apresentação dos seus livros e já são alguns, para não citar o “Rostos das Emigração”. A sua veia literária vem dos tempos de criança, sabiamente transmitidos pelo pai, de quem continua a falar com emoção, tantas foram as peripécias que juntos viveram. Falar do pai é abordar o sentido profundo da solidariedade, da cooperação e da proximidade. Mestre e profeta de um tempo muito difícil. Com permanentes acções de beneficiência, tantas vezes de arrojados contornos. Uma vida dedicada aos outros, por vocação e capacidade. Por amor e carinho pelo próximo! 

Livraria  “la petite portugaise” – Bruxelas dinamizou no seu espaço, cheio de simplicidade, mais esta iniciativa cultural. Um local de todos e para todos, na promoção daquilo que somos e temos. Uma livraria ao serviço da comunidade portuguesa e da lusofonia, mas também toda a diversidade da sociedade de acolhimento. Numa sublime harmonização sociocultural, disponível e aberta a qualquer iniciativa. Parabéns às suas responsáveis, pela perseverança e pela dinâmica, cuja acção é dinamizar e servir. Um especial agradecimento à D. Elisabete Soares, pela simpatia, pelo acolhimento e pela participação activa nesta apresentação literária. 

Joaquim Pinto da Silva o homem e os livros! Dedicado amigo, numa imparável dinâmica, de envolvimento e de promoção, das letras e da literatura, da arte e do conhecimento. Prestigiante orador fez mais esta apresentação, envolta de muito interesse. Miticulosamente preparada, deixou vincada a sua apetência pela obra ali apresentada. Entre o romance e a ficção, entre uma realidade crua e dura, quiça incongruente e misteriosa; a “narrativa que ainda falatava”, evoca um tempo e circunstâncias particulares; de fuga, de lutas, de contestação e de mudança. De transparência e denúncia, de revelação! E também de uma certa nostalgia, até porque se trata de um passado, marcado por sérios enredos, experiências e muita aprendizagem. A Igreja, os seminários, a hieraquia, a formação, o próprio sacerdócio envolto de uma pesada solidão, o caminho para uma pastoral dinâmica e de proximidade, as paróquias e os paroquianos, o futuro... Este livro, “No Seminário Maior”, não foi escrito para enfeitar uma qualquer biblioteca e pode ajudar a encontrar novos caminhos, outras perspectivas. Intenso, cheio de interesse encontra no leitor, a reflexão que faltava fazer sobre uma realidade oculta na vida e na história de Portugal. Bem haja ao seu autor, sempre a surpreender e a todos que com ele fazem caminho, incluindo os seus leitores e amigos.

De facto e cito: “A literatura é uma defesa contra as ofensas da vida”. CP

Luso.eu - Jornal das comunidades
António Fernandes
Author: António FernandesEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.