quarta-feira, 31 maio 2023

Vinho português à conqu…

maio 30, 2023 Hits:763 Opinião

Esta Raça de Ser Portist…

maio 29, 2023 Hits:521 Opinião

Conceitos Marcelistas

maio 25, 2023 Hits:158 Opinião

As correrias da Bia ou a …

maio 24, 2023 Hits:1583 Crónicas

Sou Galamba

maio 24, 2023 Hits:1087 Opinião

Esta vida de marinheiro

maio 22, 2023 Hits:908 Opinião

Josué

maio 21, 2023 Hits:733 Opinião

Saudades de casa

maio 21, 2023 Hits:1170 Crónicas

Não há pastelaria como …

maio 21, 2023 Hits:1751 Crónicas

Vício vencido, a liberda…

maio 20, 2023 Hits:1325 Opinião

Brindemos com vinho verde…

maio 20, 2023 Hits:1612 Opinião

Darth Vader à Portuguesa

maio 10, 2023 Hits:740 Opinião

Mais um dia em Elvas

maio 10, 2023 Hits:1057 Apontamentos

Instituto Camões e Universidade da África do Sul assinaram memorando de entendimento





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!

O instituto Camões e a Universidade da África do Sul (UNISA) assinaram um memorando de entendimento para a criação e manutenção de um programa de formação de professores de português, foi hoje anunciado.

Em comunicado, o Camões anuncia que o memorando, hoje assinado, promove a língua portuguesa e as culturas de expressão portuguesa, mediante o apoio à contratação de um docente de língua e cultura portuguesas.

O entendimento foi assinado pelo embaixador de Portugal em Pretória, Manuel Cansado de Carvalho, em representação do presidente do Camões, João Ribeiro de Almeida, que fez uma intervenção por videoconferência, na qual destacou a importância do estabelecimento desta parceria com a UNISA “para a consolidação daquela que é, também, uma língua de África, a língua portuguesa”.

“A criação e o desenvolvimento de uma oferta académica na UNISA para formar professores sul-africanos como professores de língua e cultura portuguesas reforçará a interação e a complementaridade da rede de docência do Camões com a rede de docência sul-africana, possibilitando, em articulação com o Conselho Sul-Africano de Educadores e o Departamento Nacional de Educação Básica da África do Sul a acreditação dos futuros professores de português”, lê-se na nota.

“E promovendo a concretização das condições formais necessárias para a contratação destes professores pelas escolas do sistema de ensino sul-africano”, acrescenta.

Segundo o Camões, “a aposta no português como língua de conhecimento e da vasta Comunidade de origem portuguesa (mesmo que remota) constituem as bases em que assenta o futuro da língua portuguesa na África do Sul”.

“Só através da consolidação de uma formação superior especializada em língua portuguesa se poderá garantir um contínuo enraizamento e disseminação da língua” na África do Sul, disse, na ocasião, o presidente do Camões.

A ação do Camões na África do Sul “tem vindo, ao longo dos últimos anos, a consolidar-se no ensino superior, garantindo a integração curricular da língua e cultura portuguesas num maior número de instituições”, designadamente a Universidade de Witwatersrand, Universidade da Cidade do Cabo, Universidade de Pretória e Universidade de Mpumalanga.

“Ao nível dos ensinos pré-escolar, básico e secundário, através da sua coordenação de ensino e dos 19 postos de docência aí previstos” para a África do Sul, o Camões “assegura uma oferta de língua e cultura portuguesas não só à comunidade portuguesa, como também às comunidades de países lusófonos residentes na África do Sul”.

O comunicado destaca ainda que o português é uma das línguas não oficiais protegidas pela Constituição sul-africana e o seu ensino no sistema educativo encontra-se aprovado como língua materna (‘home language’), segunda língua/língua de herança (‘first additional language’) e como língua estrangeira (‘second additional language’).

O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua é uma instituição pública tutelada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros que tem por missão propor e executar a política de cooperação portuguesa e a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades

luso.eu Jornal Comunidades

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 527  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

Top News Embaixada

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

News Fotografia