Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades Portuguesas - SABORES DA PANELA DE BARRO – TERCEIRA EDIÇÃO Em Bruxelas, pelo Grupo Etnográfico “O Ribatejo”
sexta-feira, 01 março 2024

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Fev. 29, 2024 Hits:164 Opinião

Não cedamos à facilidad…

Fev. 29, 2024 Hits:309 Opinião

Quero ser uma árvore

Fev. 24, 2024 Hits:658 Crónicas

Morre Navalny mas não a …

Fev. 24, 2024 Hits:201 Opinião

COMPETÊNCIA CÍVICA

Fev. 15, 2024 Hits:376 Crónicas

UNIVERSITAS

Fev. 14, 2024 Hits:290 Crónicas

CIDADÃO DECISOR

Fev. 10, 2024 Hits:253 Crónicas

Desconsideração políti…

Fev. 09, 2024 Hits:637 Opinião

Haja diferenças!

Fev. 07, 2024 Hits:319 Opinião

O Homem: um ser limitado

Fev. 06, 2024 Hits:298 Crónicas

O BANCO NOVO

Fev. 06, 2024 Hits:431 Crónicas

Entre a Esperança e a In…

Fev. 04, 2024 Hits:246 Opinião

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Fev. 04, 2024 Hits:365 Crónicas

SABORES DA PANELA DE BARRO – TERCEIRA EDIÇÃO Em Bruxelas, pelo Grupo Etnográfico “O Ribatejo”





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


A Sala IRSA voltou a ser o palco de mais um evento cultural e gastronómico levado a cabo pelo Grupo Etnográfico “O Ribatejo”, na terceira edição da festa “Os Sabores da Panela de Barro”. Noite maior, com muita animação; folclore, música tradicional, gastronomia, conversas soltas e alegria. O Vladimiro e a sua equipa, não escondiam a sua satisfação, pelo sucesso de mais esta iniciativa. E com razão, tal foi o envolvimento e a responsabilidade! Quando se quer de verdade, sempre se consegue, com honras à tradição, ao que somos e temos, à nossa própria identidade.

O Grupo anfitrião recebeu os seus convidados com esmerado cuidado e atendimento: do Luxemburgo vieram, os sons e as cores do Grupo Etnográfico do Alto Minho, que representam a riqueza e variedade, do folclore de Viana do Castelo. De França, região de Paris veio o Rancho Folclórico - Saudadades de Portugal, Champigny-sur-Marne, que enverga as tradições ribatejanas.  Fechou, com chave de ouro o pequeno festival, o Grupo organizador, O Ribatejo, de Bruxelas. Foram todos, efusivamente aplaudidos, pela qualidade, riqueza e variedade do nosso folclore, na Diáspora. Um orgulho, com as cores da nossa bandeira!

Finalmente, chegou o momento esperado da actuação do Grupo de Concertinas #SolMinho com sete concertinas, cavaquinhos, bombos, pandeireta e muita animação, provinda do cancioneiro nacional, dos cantares populares. Sensacional, cereja no bolo, de uma grande festa e tradição aqui, no coração da Europa! Onde se pode desenvolver e aplicar a aprendizagem prática de vários instrumentos populares: percussão, cavaquinho, viola, acordeão diatónico/concertina. Mais que uma escola, uma família, amizade e claro promover e dignificar a nossa cultura popular, ajudar os jovens a gostar da nossa secular tradição. A vantagem consiste em querer aproveitar a oportunidade; conhecer, evoluir, aprender. Estamos cá para isso: #solminho.

A “Terceira Edição dos Sabores da Panela de Barro”, uma organização do Grupo Etnográfico O Ribatejo – Bruxelas, redondou num grande sucesso! Um bom sinal de um empenho e de conquista. Oportunidade e ocasião de um novo reencontro, dos abraços e de muitas conversas avulsas, de convívio e de amizade. Um bom momento cultural e gastronómico, estimulado e apreciado pela representante diplomática, Joana Estrela, que endereçou palavras de incentivo a todos, pela dinâmica, que considerou de excelente.

Juntos, num excelente trabalho em equipa, com muitos jovens no activo! Deveras muito gratificante. Pelas pessoas e os portugueses, nas suas comunidades. Pelos valores da nossa identidade! Sempre.

Luso.eu - Jornal das comunidades
António Fernandes
Author: António FernandesEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades
Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 417  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

Top News Embaixada

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

News Fotografia

 
 
0
Partilhas
0
Partilhas