Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades Portuguesas - PARIS – UMA CIDADE COM VIDA
quinta-feira, 30 novembro 2023

O viciante negócio das a…

Nov. 30, 2023 Hits:269 Opinião

Em Loulé

Nov. 29, 2023 Hits:372 Apontamentos

FERREIRA DO ZÊZERE

Nov. 27, 2023 Hits:416 Crónicas

Portugal: António Costa…

Nov. 22, 2023 Hits:273 Opinião

Em Faro

Nov. 22, 2023 Hits:1299 Apontamentos

TERRA MORNA

Nov. 21, 2023 Hits:622 Crónicas

LENDA DO RIO LIMA

Nov. 20, 2023 Hits:61 Crónicas

Um Conselho de Amigo

Nov. 18, 2023 Hits:899 Opinião

ENSEADA DE CRISTAL

Nov. 13, 2023 Hits:577 Crónicas

A instabilidade crónica …

Nov. 08, 2023 Hits:179 Opinião

HÁ VIDA NOS MUSEUS

Nov. 08, 2023 Hits:406 Crónicas

PARIS – UMA CIDADE COM VIDA





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Deslumbrante, tão moderna como antiga, tão culta como popular. E tantos outros adjectivos que a qualificam e promovem. Atractiva, subtil, intensa. Turística e de permanentes contrastes.  Que todos querem visitar e conhecer. Caso para peguntar: que seria da França sem a sua capital?

Onde vivem e trabalham cerca de um milhão de portugueses. Integrados e integradores; discretos, activos, cooperantes, dinâmicos. Organizados nas suas escolhas, com especial destaque para com o movimento associativo e a preservação da tradição. Uma comunidade que se afirma com naturalidade e da qual muito nos orgulhamos!

É desse contexto, de afirmação e dinâmica cultural, que se efectuou, no passado dia 22 de Outubro, o primeiro Desfile do Traje Português, em França, do século IX. Momento histórico; intenso, nobre, emocionante! Uma mostra desejada, rica e bem preparada. Com gente amiga vinda de longe: de Lyon, Bruxelas, Luxemburgo, Portugal. Presentes também, as entidades locais, a quem se juntou, o presidente da Federação do Folclore Português; Daniel Café foi assertivo na sua mensagem, com afectuosos elogios ao evento, mas também aos grupos que nele participaram. Foi aplaudido e não escondia a sua satisfação.

Assim, o Ginásio Colette Besson, em Montfermeil, departamento 93 foi palco de uma considerável demonstração histórica e cultural, várias vezes adiada, por causa da pandemia. O grupo responsável, constituído por vários elementos provindos de grupos folclóricos, para além da Federação do Folclore Português, decidiu e muito bem, realizar o sonho, uma feliz iniciativa, coroada de êxito. Tão eloquentes foram, também no respeito e na adaptação das várias representações, tais como: o trabalho do campo, a feira, o comércio, os negócios. A pesca, as colheitas, o canto à capela, as cerimónias religiosas e romarias, o sagrado e o profano. O casamento, o Domingo e a semana, com destaque para o modo de trajar, em cada momento e circunstância. Simplesmente fantástico!

Houve música de fundo ao vivo, durante todo o tempo do desfile. Na base dos cordofones: viola braguesa, cavaquinhos, violino, viola. Com os rostos bem conhecidos dos diferentes grupos de folclore. Estiveram muito bem e mereceram os efusivos aplausos, de uma plateia atenta e visivelmente interessada.

O Jornal das Comunidades Portuguesas na Bélgica www.Luso.eu felicita esta realização, com impacto e interesse, noutros países, com desque para Bélgica, que conta com 4 grupos de folclores activos. Estamos naturalmente disponíveis para a sua divulgação.

Parabéns à Delegação da Federação do Folclore Português em França. E de todos quantos se envolveram e participaram. Sem esquecer todo o trabalho da preparação prévia e da reposição e ordem finais. Importantes tarefas de uma noite mágica, digna e dignificante. Enobrecendo assim, o que somos e temos; a nossa história, o nosso património, a nossa identidade.

"Viva o Folclore... E que a era da informática, não venha apagar aquilo que vem do povo.

Viva a cultura popular!"

Luso.eu - Jornal das comunidades
António Fernandes
Author: António FernandesEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades
Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 222  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

Top News Embaixada

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

News Fotografia

 
 
0
Partilhas
0
Partilhas