O Feirão mostra a portugalidade em Andorra



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


A Praça Guillemó de Andorra la Vella recebeu este domingo mais uma edição do mercado tradicional organizado pelo Grupo de Folclore Casa de Portugal sediado no Principado de Andorra. Às 10 horas foi inaugurada a sétima edição da mostra cultural e gastronômica na presença de Miquel Canturri, vereador de cultura e promoção turística do Comú da capital andorrana.

Seguiu-se uma visita às zonas temáticas dedicadas à gastronomia, artesanato e produtos do campo e do galinheiro. Precisamente, a zona onde se encontravam os animais vivos, foi a que despertou maior curiosidade entre os miúdos e graúdos que puderam interatuar com os animais. Ao lado situava-se o stand repleto de couves, alfaces, feijão, ovos batatas.

Os enchidos e o azeite partilharam protagonismo com a broa que em poucas horas foram adquiridos pelo enumero público que visitou a feira. O artesanato também teve o seu espaço na mostra e os bolos, feitos pelos elementos do Grupo, rivalizaram com os doces típicos portugueses como as natas e as bolas de Berlim.

O espaço de convívio por excelência foi a tasca que os elementos recrearam e na qual foram degustados os bolinhos e pataniscas de bacalhau, rissóis, bifanas e moelinhas, assim como um bom vinho verde. Durante as três horas que decorreu o certâmen, os elementos do Grupo tocaram, cantaram e dançaram modinhas do reportório folclórico do Alto Minho.

O mercado tradicional O Feirão é a derradeira iniciativa cultural que o Grupo de Folclore Casa de Portugal realiza antes do habitual período de férias. Este ano, coincidindo com as féria de agosto, uma comitiva do Grupo irá participar no desfile da Mordomia da Romaria d’Agonia em Viana do Castelo.




Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.