Cultura popular enaltecida em Andorra no 26º aniversário do Grupo de Folclore Casa de Portugal



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


O Grupo de Folclore Casa de Portugal levou a cabo ontem, sábado, o Festival de Folclore comemorativo do 26º aniversário da entidade cultural sediada no Principado de Andorra. A sala de espetáculos do Centro de Congressos de Andorra la Vella, capital do Principado, acolheu mais de uma centena de folcloristas representativos do folclore português e andorrano através das atuações do grupo anfitrião, do Esbart Dansaire d’Andorra la Vella e do Rancho Folclórico dos Residentes do Alto Minho em Andorra.

A abertura do espetáculo esteve a cargo do Grupo de Folclore Casa de Portugal que apresentou um vídeo produzido e editado por Marc e Mireia Medeiros, recompilatório das atividades das bodas de prata realizadas em 2021 fazendo também uma discreta alusão ao fim da pandemia e à guerra que assola o povo da Ucrânia. A continuação apresentaram as danças do seu reportório como o Vira das Palmas, Góta de Gondarém ou Chula de Viana, entre outras.

O Esbart Dansaire apresentou danças do cancioneiro popular da quadra carnavalesca recebendo calorosos aplausos do público assistente.
O folclore lusitano voltou ao palco pela mão do Rancho Folclorico do Alto Minho que apresentou a vivacidade das suas danças e o garrido dos trajes vermelhos envergados pelas jovens do grupo português sediado em Andorra.
Antes da protocolar entrega de lembranças do Festival, o Esbart teve tempo de apresentar uma segunda dança demonstrando a energia dos dançadores e a alegria do folclore andorrano.

O final do evento esteve marcado pela presença dos três estandartes no palco sendo também convidados, a Ministra de Cultura e Desporto, Silvia Riva, o Deputado da Assembleia da República, Paulo Pisco, as Vereadoras do Comú de Andorra la Vella, Meritxell Pujol e Meritxell Lopez e o empresário José Costa, tendo sido obsequiados com uma peça de artesanato, um coração de Viana elaborado com fragmentos de cerâmica, produzido pela artista vianense Anabela Pereira. Seguiram-se breves discursos das autoridades presentes, elogiando a labor cultural do Grupo de Folclore Casa de Portugal e o excelente contributo do Alto Minho e do Esbart nas suas apresentações em palco.




Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.