terça-feira, 07 fevereiro 2023

A lama dos dias

Fev. 02, 2023 Hits:278 Crónicas

DIGNIFICAR A AUTORIDADE

Fev. 01, 2023 Hits:130 Crónicas

Homoousios

Jan. 31, 2023 Hits:160 Crónicas

O Escorpião Marcelo

Jan. 31, 2023 Hits:106 Opinião

Insuspeito assassino

Jan. 27, 2023 Hits:205 Crónicas

Isto não é um país É …

Jan. 20, 2023 Hits:488 Opinião

A Importância da Educaç…

Jan. 19, 2023 Hits:1879 Crónicas

Epistocracia - O óptimo …

Jan. 15, 2023 Hits:1019 Opinião

No Palácio do Raio

Jan. 15, 2023 Hits:437 Apontamentos

Cultura popular enaltecida em Andorra no 26º aniversário do Grupo de Folclore Casa de Portugal





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


O Grupo de Folclore Casa de Portugal levou a cabo ontem, sábado, o Festival de Folclore comemorativo do 26º aniversário da entidade cultural sediada no Principado de Andorra. A sala de espetáculos do Centro de Congressos de Andorra la Vella, capital do Principado, acolheu mais de uma centena de folcloristas representativos do folclore português e andorrano através das atuações do grupo anfitrião, do Esbart Dansaire d’Andorra la Vella e do Rancho Folclórico dos Residentes do Alto Minho em Andorra.

A abertura do espetáculo esteve a cargo do Grupo de Folclore Casa de Portugal que apresentou um vídeo produzido e editado por Marc e Mireia Medeiros, recompilatório das atividades das bodas de prata realizadas em 2021 fazendo também uma discreta alusão ao fim da pandemia e à guerra que assola o povo da Ucrânia. A continuação apresentaram as danças do seu reportório como o Vira das Palmas, Góta de Gondarém ou Chula de Viana, entre outras.

O Esbart Dansaire apresentou danças do cancioneiro popular da quadra carnavalesca recebendo calorosos aplausos do público assistente.
O folclore lusitano voltou ao palco pela mão do Rancho Folclorico do Alto Minho que apresentou a vivacidade das suas danças e o garrido dos trajes vermelhos envergados pelas jovens do grupo português sediado em Andorra.
Antes da protocolar entrega de lembranças do Festival, o Esbart teve tempo de apresentar uma segunda dança demonstrando a energia dos dançadores e a alegria do folclore andorrano.

O final do evento esteve marcado pela presença dos três estandartes no palco sendo também convidados, a Ministra de Cultura e Desporto, Silvia Riva, o Deputado da Assembleia da República, Paulo Pisco, as Vereadoras do Comú de Andorra la Vella, Meritxell Pujol e Meritxell Lopez e o empresário José Costa, tendo sido obsequiados com uma peça de artesanato, um coração de Viana elaborado com fragmentos de cerâmica, produzido pela artista vianense Anabela Pereira. Seguiram-se breves discursos das autoridades presentes, elogiando a labor cultural do Grupo de Folclore Casa de Portugal e o excelente contributo do Alto Minho e do Esbart nas suas apresentações em palco.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 424  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28

News Fotografia