CHÂTENAY-MALABRY - RUSGAS POPULARES E FESTIVAL DE FOLCLORE



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Quem está em Bruxelas e queira passar um fim de semana, especialmente dedicado ao folclore e tradição deve ira até Paris, ali ao lado! Há vários e bons meios para essa deslocação, de conforto e segurança. Uma vez por lá, não faltam os atractivos para passar bem o tempo. Muitas vezes não é fácil escolher. São muitas e sedutoras as propostas vinculadas às actividades socioculturais e gastronómicas. De convívio e lazer, de festa e de confraternização.

Exemplo disso foi o grande fim de semana passado, 19 e 20 de Novembro, em Châtenay-Malabry, uma vila, com cerca de 35 mil habitantes, na região de Paris. E onde se encontram muitos compatriotas nossos, integrados e capacitados para ajudar na integração e desenvolvimento local. Organizados e activos, também ao nível do movimento associativo e recreativo. Foi nesse sentido que a "Amicale/Franco Portugaise de Châtenay Malabry", organizou uma grande noite de Rusgas Populares, com dezenas de concertinas a tocar e o povo a dançar! Sete grupos, que proporcionaram fenomenais momentos de dança, ora numa cana verde, um vira, uma chula e depois um malhão! Esfuziante manifestação popular, com muita juventude de braços no ar!

Para a tarde de Domingo estava marcado o Festival de Folclore, com cinco agrupamentos, que encantaram a numerosa assistência presente. A beleza e o rigor do trajar, as danças e os cantares, as tocatas e respectivas melodias, os olhares e os sorrisos… A dedicação e o amor pela tradição! Caso para dizer: somos Portugal no mundo, numa profunda ligação ao que somos e temos. O Grupo Juventude e Raízes é exemplo a seguir. Estão por isso de parabéns. E todos foram aplaudidos por tão exímia representação, numa tarde de festa, rica e enriquecedora. O folclore é isso tudo, envolto de uma amizade a sério, de estima, de respeito, de fraternidade!

De salientar ainda a união reinante e a entreajuda nas mais diversas tarefas. Com muitos jovens, em acção, auspiciosos sinais de adesão e compromisso. Outra boa evidência foi o local, onde tudo aconteceu, com a cedência do Ginásio municipal, um bom sinal de entendimento e de cooperação com o poder local. São assim dignificadas ambas as partes, verdadeira solidariedade institucional. Uma iniciativa coroada de êxito, de consequências e recordações muito positivas. 

Pelo que vi e senti – foram ali enobrecidas a nossa história, o nosso património cultural, a nossa identidade. Parabéns gente boa e continuem. Não deixemos que a era da informática venha arrefecer aquilo que nos vem do povo, dos nossos antepassados! Viva o Folclore, com saudações às nossas tradições; viva a cultura popular!

Luso.eu - Jornal das comunidades
António Fernandes
Author: António FernandesEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.