domingo, 27 novembro 2022

DEPOIS DO EUROMILHÕES

Nov. 27, 2022 Hits:98 Crónicas

PORTUGAL É RONALDO E RON…

Nov. 24, 2022 Hits:259 Opinião

Crónica triste para um d…

Nov. 20, 2022 Hits:137 Opinião

Em Ocasiões Especiais

Nov. 20, 2022 Hits:510 Crónicas

Os sonhos adiados

Nov. 19, 2022 Hits:205 Crónicas

IXELLES – UMA VILA DESO…

Nov. 15, 2022 Hits:220 Opinião

CRIANÇA PRESA NO PENICO

Nov. 13, 2022 Hits:459 Crónicas

Duas tardes em Coja

Nov. 13, 2022 Hits:789 Apontamentos

Esta vida de hipster

Nov. 08, 2022 Hits:125 Crónicas

Ladroagem Eleitoral

Nov. 06, 2022 Hits:334 Opinião

O “Auto Suicídio” de…

Nov. 04, 2022 Hits:337 Opinião

CHÂTENAY-MALABRY - RUSGAS POPULARES E FESTIVAL DE FOLCLORE





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Quem está em Bruxelas e queira passar um fim de semana, especialmente dedicado ao folclore e tradição deve ira até Paris, ali ao lado! Há vários e bons meios para essa deslocação, de conforto e segurança. Uma vez por lá, não faltam os atractivos para passar bem o tempo. Muitas vezes não é fácil escolher. São muitas e sedutoras as propostas vinculadas às actividades socioculturais e gastronómicas. De convívio e lazer, de festa e de confraternização.

Exemplo disso foi o grande fim de semana passado, 19 e 20 de Novembro, em Châtenay-Malabry, uma vila, com cerca de 35 mil habitantes, na região de Paris. E onde se encontram muitos compatriotas nossos, integrados e capacitados para ajudar na integração e desenvolvimento local. Organizados e activos, também ao nível do movimento associativo e recreativo. Foi nesse sentido que a "Amicale/Franco Portugaise de Châtenay Malabry", organizou uma grande noite de Rusgas Populares, com dezenas de concertinas a tocar e o povo a dançar! Sete grupos, que proporcionaram fenomenais momentos de dança, ora numa cana verde, um vira, uma chula e depois um malhão! Esfuziante manifestação popular, com muita juventude de braços no ar!

Para a tarde de Domingo estava marcado o Festival de Folclore, com cinco agrupamentos, que encantaram a numerosa assistência presente. A beleza e o rigor do trajar, as danças e os cantares, as tocatas e respectivas melodias, os olhares e os sorrisos… A dedicação e o amor pela tradição! Caso para dizer: somos Portugal no mundo, numa profunda ligação ao que somos e temos. O Grupo Juventude e Raízes é exemplo a seguir. Estão por isso de parabéns. E todos foram aplaudidos por tão exímia representação, numa tarde de festa, rica e enriquecedora. O folclore é isso tudo, envolto de uma amizade a sério, de estima, de respeito, de fraternidade!

De salientar ainda a união reinante e a entreajuda nas mais diversas tarefas. Com muitos jovens, em acção, auspiciosos sinais de adesão e compromisso. Outra boa evidência foi o local, onde tudo aconteceu, com a cedência do Ginásio municipal, um bom sinal de entendimento e de cooperação com o poder local. São assim dignificadas ambas as partes, verdadeira solidariedade institucional. Uma iniciativa coroada de êxito, de consequências e recordações muito positivas. 

Pelo que vi e senti – foram ali enobrecidas a nossa história, o nosso património cultural, a nossa identidade. Parabéns gente boa e continuem. Não deixemos que a era da informática venha arrefecer aquilo que nos vem do povo, dos nossos antepassados! Viva o Folclore, com saudações às nossas tradições; viva a cultura popular!

Luso.eu - Jornal das comunidades
Author: António FernandesEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 660  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

News Fotografia