domingo, 26 junho 2022

Dinamite

Jun. 21, 2022 Hits:45 Opinião

UM NOVO DEUS (Crónica)

Jun. 21, 2022 Hits:88 Crónicas

A cidade desperta

Jun. 15, 2022 Hits:175 Crónicas

Quantos dias tem a semana

Jun. 05, 2022 Hits:366 Crónicas

Aventuras (Crónica)

Jun. 02, 2022 Hits:164 Crónicas

A Outra Cena da Filosofia

maio 30, 2022 Hits:170 Crónicas

Na terra dos gnomos

maio 30, 2022 Hits:517 Crónicas

O Futuro é a Europa

maio 26, 2022 Hits:429 Opinião

Do Dia da Europa aos desa…

maio 25, 2022 Hits:100 Opinião

Delegação de Roma visita Ponte de Lima





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Após uma breve estadia na capital italiana, aproveitando um fim de semana prolongado,   eis agora já em preparação, o retribuir – mos a quem nos acompanhou na missão cultural.

Assim, para meados do verão que se aproxima, em data ainda a acordar, teremos a honra de receber em Ponte de Lima esses amigos da cultura, da Igreja e da arte, elementos que se propuseram colaborar no processo de canonização do ilustre conterrâneo e missionário, Francisco Pacheco (c.1565 – 1626), processo já em curso como adiante informamos, por sugestão do embaixador junto da Santa Sé, António Almeida Lima.

Beatificado em 1867 pelo Papa Pio IX, homenageado em 21 de Outubro do ano passado na Igreja de Santo António dos Portugueses em Roma, iniciativa com um grupo de amigos limianos, o missionário no Oriente será agora lembrado por parte dos participantes na cerimónia, acontecimento que terá lugar pelos alvores de Agosto.

Entretanto, já foi aberta a Causa de Canonização dos 205 Mártires do Japão, dos quais 166 cristãos leigos (incluindo catequistas) e 39 sacerdotes, supliciados entre 1617 – 1632, salientando-se entre os 7 portugueses o nosso Beato Francisco Pacheco. O Vaticano nomeou o Padre João Caniço, jesuíta, residente em Lisboa, Postulador da Causa com o endereço electrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Entre os membros da comitiva a receber em Ponte de Lima, exaltemos, Mons. Agostinho Borges, Reitor da Real Igreja, Casa e Hospício de S. António na capital italiana, Prelado de Honra do Papa João Paulo II, adido eclesiástico da embaixada de Portugal junto do Vaticano; o Ministro – Conselheiro/ Substituto legal do embaixador, José Eduardo Macedo Leão, e o mestrando Tomás Pinto Bravo (foto). Aliás, este investigador natural de Tavira, desloca-se no final do mês a Ponte de Lima, no âmbito das suas investigações para a tese em elaboração na Pontifícia Universidade Gregoriana e ultimar o programa. Este deverá incluir visita à Matriz de Ponte de Lima e capela do Beato Francisco Pacheco no interior do templo, acompanhado do Arcipreste e agora também Administrador Paroquial da Vila e Arca, José Correia Vilar, entre outras individualidades; percurso pela rua dedicada em 4 de Março de 1905 ao ilustre Pontelimense e talvez à casa onde nasceu o homenageado, a Quinta de Barros, na Correlhã, identificada que foi há anos pelo Limianista João Gomes d´Abreu.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 1379 visitantes e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

News Fotografia