quarta-feira, 17 agosto 2022

(ENGIE)nharia jurídica

Ago. 13, 2022 Hits:66 Opinião

O REI DOS CATALISADORES (…

Ago. 09, 2022 Hits:106 Opinião

A IGREJA QUE NÃO ACREDIT…

Ago. 08, 2022 Hits:414 Opinião

Consequências do Dever

Ago. 08, 2022 Hits:105 Crónicas

A Sombra e as Árvores

Ago. 07, 2022 Hits:294 Crónicas

Pai rico, Pai pobre

Ago. 04, 2022 Hits:235 Crónicas

DA LEITURA

Ago. 02, 2022 Hits:102 Crónicas

Enquanto o pau vai e vem

Jul. 31, 2022 Hits:109 Crónicas

É PROIBIDO NASCER EM AGO…

Jul. 29, 2022 Hits:696 Opinião

Brasil: Reabertura do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


O Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, Brasil, reabriu no dia 31 de julho de 2021, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, de várias autoridades e a interpretação dos hinos do Brasil e de Portugal.

Marcelo Rebelo de Sousa agraciou o Museu da Língua Portuguesa com a primeira medalha Camões, a nova condecoração portuguesa, criada em junho, que foi atribuída “em nome do futuro” da língua portuguesa, para o qual, “os mais jovens e mais numerosos” são “mais essenciais”, numa alusão ao número de falantes brasileiros, que apenas em São Paulo são mais de 12 milhões.

“Este museu será o primeiro dos primeiros galardoados. Este museu, que o mesmo é dizer este São Paulo, este Brasil e esta língua portuguesa que nos une por todo o mundo” acrescentou o Presidente português.

Durante a cerimónia de reinauguração do museu, que quase ficou destruído depois do incêndio de 2015, o governador de São Paulo, João Dória agradeceu o apoio “à memória e cultura portuguesa” de Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente cabo-verdiano, Carlos Fonseca, também presente na cerimónia, frisou que a língua portuguesa “é uma língua que foi cada vez mais apropriada e reconstruída e afagada pelos deuses”.

“Os deuses da nossa língua comum são, para além dos nossos povos humildes, aqueles que melhor trabalham o idioma”, afirmou o chefe de Estado de Cabo Verde.

“São os escritores, os contistas, os poetas, os grandes deuses da poesia, e aqui, em nome desta ideia, deste critério de diversidade, recordo e falo do enigma que é Guimarães Rosa, que é Sophia de Mello Breyner Andresen, que é Fernando Pessoa […] e que são muitas e muitos outros autores de uma língua que é falada por muitos milhões de pessoas”, destacou Carlos Fonseca.

Enquanto entidade coordenadora dos contributos e contactos com instituições portuguesas, o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. agiu como ponto focal da Fundação Roberto Marinho (FRM) em Portugal para a recuperação do Museu e para responder às diversas solicitações elencadas, tendo desenvolvido, entre outras, as seguintes ações: produção de conteúdos no âmbito da história da língua portuguesa, da presença da Língua Portuguesa no mundo, da situação atual e projeções de evolução da Língua Portuguesa. Com o objetivo de garantir a qualidade, riqueza e rigor científicos do contributo de Portugal ao nível dos conteúdos, foi estabelecido um Protocolo entre o Camões, I.P. e o ISCTE-IUL, em 2018, no âmbito do qual uma equipa de peritos do ISCTE-IUL (sob coordenação do Professor Doutor Luís Reto) trabalhou em estreita colaboração com a equipa técnica do Museu em São Paulo para apoiar a FRM no processo de identificação, seleção e tratamento de conteúdos linguísticos e culturais.

A Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) celebrou com a Fundação Roberto Marinho (FRM), responsável pela coordenação dos trabalhos de revitalização do equipamento cultural do Museu da Língua Portuguesa, um termo de doação da edição fac-similada da Carta de Pero Vaz de Caminha, para ser exposta na exposição principal de longa duração do Museu.

O Camões, I.P. na qualidade de ponto focal, responsabilizou-se pela entrega da “Carta” à FRM.

A “Carta” foi entregue ao Governo do Estado de São Paulo – Secretaria de Cultura e Economia Criativa – Unidade de Preservação do Património Museológico, no dia 21 de outubro de 2020, através do Consulado Geral de Portugal em São Paulo.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tony Da Silva
Author: Tony Da SilvaEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 1469 visitantes e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

News Fotografia