terça-feira, 07 fevereiro 2023

A lama dos dias

Fev. 02, 2023 Hits:279 Crónicas

DIGNIFICAR A AUTORIDADE

Fev. 01, 2023 Hits:130 Crónicas

Homoousios

Jan. 31, 2023 Hits:160 Crónicas

O Escorpião Marcelo

Jan. 31, 2023 Hits:107 Opinião

Insuspeito assassino

Jan. 27, 2023 Hits:205 Crónicas

Isto não é um país É …

Jan. 20, 2023 Hits:488 Opinião

A Importância da Educaç…

Jan. 19, 2023 Hits:1879 Crónicas

Epistocracia - O óptimo …

Jan. 15, 2023 Hits:1021 Opinião

No Palácio do Raio

Jan. 15, 2023 Hits:438 Apontamentos

ANDA À VARANDA’2023 - Usos e Costumes de Portugal





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Uma iniciativa com valor sociocultural, no Norte de Portugal.

Luso-Produções é uma plataforma, que realiza e produz, a partir de Bruxelas, os mais diversos trabalhos de promoção fotográfica, de vídeo e informação. Está ao serviço das Comunidades portuguesas, visando a sua dinâmica, social, cultural, cívica, económica e de mobilidade humana. Abraçando todas as iniciativas que tendem formar e promover, dignnificando as pessoas e as intituições.

O Anda à Vararanda é um verdadeiro hino às actividades socioculturais e recreativas tais como a música tradicional, o folclore, a tradição. Que visa dar a conhecer - com acentuado sentido de gratidão e de reconhecimento; o trabalho e o compromisso, a dedicação, a entrega e a paixão pela tradição. Do qual resultam notáveis êxitos práticos. Daí esta publicação digital, a partir do centro da Europa, para o mundo, numa especial saudação à lusofonia.  

Neste primeiro registo de 2023 é oportuno trazer à estampa, o que podemos considerar de um salutar encontro com a tradição, num lugar também ele muito especial. O emblemático espaço e quartéis da Senhora Pegadinha, em Bravães, Ponte da Barca, voltou a ser o palco do “andaàvaranda2023”. Um evento de relevante vantagem cultural e formativa, aberto e abrangente, na diversidade e na pluradidade dos sons, dos instrumentos, dos ritmos, da música tradicional, da criatividade e da partilha. Uma iniciativa que se repete e que acontece, como se fosse a primeira vez. Tudo é novidade, também no interesse que cresce e se propaga. Merece, por isso ser realçada, aplaudida, apoiada.

Pelas causas que defende, pelo conhecimento que promove, pela cultura, pela tradição e pelas nossas raízes populares. Pela capacidade de realização, pelo envolvimento e valorização. Pelo empenho e dedicação. Pela partilha e amizade, pela força da espontaneidade. Todo um conjunto de valores que se cruzam, se entrelaçam e conjugam. Tem aprofundado sentido, esta máxima, a lembrar que, “o estudo é a valorização da mente ao serviço da felicidade humana.

[Anda à Varanda] é uma consistente lição, uma preciosa chamada de atenção, para quem tem o dever de incentivar, de formar, de dar os meios necessários para uma maior e mais sólida importância à arte, à música tradicional e à cultura popular. Não chega aplaudir. É preciso agir, dignificar, apoiar. Financeiramente, pois claro. Investir na cultura popular é valorizar as pessoas e a própria vida!

A música oferece à alma uma verdadeira cultura íntima e deve fazer parte da educação do povo

É bom que esta interactiva e dinâmica acção local, não fique só por ali. Ela merece uma divulgação global, em Portugal e no mundo, com destaque para as comunidades portuguesas. É nesse sentido que aqui estamos, neste pequeno rescaldo. Para dar voz e saber, para promover o que somos e temos. Com reconhecimento e gratidão. Com a força do elogio, que tende afastar qualquer sintoma de revelia e/ou até de ressentimento. Vade-retro, desavenças e/ou azedumes. A interligação com o Folclore dignifica e promove; a história, a terra, a memória, as pessoas!

A história contará sobre as nossas acções. E não das nossas boas intenções.

Obrigado ao Abílio Azevedo pela cedência das fotos.

Finalmente e em guisa de dica, que não passa de sugestão: próxima edição na capital do Distrito, em Viana do Castelo? Exportar, crescer, alargar horizontes, ir mais longe. Por quem organiza, mas também pelos outros e são cada vez mais!

Acção, expectativa, conhecimento, recordação... E muito orgulho!



Luso.eu - Jornal das comunidades
António Fernandes
Author: António FernandesEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 676  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28

News Fotografia