domingo, 27 novembro 2022

DEPOIS DO EUROMILHÕES

Nov. 27, 2022 Hits:92 Crónicas

PORTUGAL É RONALDO E RON…

Nov. 24, 2022 Hits:259 Opinião

Crónica triste para um d…

Nov. 20, 2022 Hits:137 Opinião

Em Ocasiões Especiais

Nov. 20, 2022 Hits:510 Crónicas

Os sonhos adiados

Nov. 19, 2022 Hits:205 Crónicas

IXELLES – UMA VILA DESO…

Nov. 15, 2022 Hits:220 Opinião

CRIANÇA PRESA NO PENICO

Nov. 13, 2022 Hits:459 Crónicas

Duas tardes em Coja

Nov. 13, 2022 Hits:789 Apontamentos

Esta vida de hipster

Nov. 08, 2022 Hits:125 Crónicas

Ladroagem Eleitoral

Nov. 06, 2022 Hits:334 Opinião

O “Auto Suicídio” de…

Nov. 04, 2022 Hits:337 Opinião

Valença prepara promoção da sua Gastronomia





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


O município de Valença do Minho, presidido por José Manuel Carpinteira, prepara algumas actividades de promoção da sua gastronomia, direcionado principalmente para a comunicação social, com menús de peixe, carne e doces, tudo regado com produções vinícolas locais.

O cardápio será inaugurado com a lampreia do rio Minho nas variantes de arroz, à bordaleza ou assada, seguindo-se o Bacalhau á S. Teotónio, e o caldo verde com couve galega, premiado em 2011 como uma das 7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal, (a par da alheira de Mirandela, Leitão da Bairrada e Queijo Serra da Estrela), entre outras iguarias, e uma das 20 sopas recomendadas no mundo, segundo o canal CNN Travel.

O prato popular e originário do Minho, confecionado à moda de Valença, foi finalista e vencedor naquele supracitado concurso nacional, juntamente com a Sopa da Pedra de Almeirim e a Açorda alentejana, recorde-se.

A sistematização do projecto de valorização do sector da restauração valenciano é da responsabilidade da vereadora do Desenvolvimento Rural e Turismo, Ana Paula Xavier, ex-coordenadora da ADRIMINHO (Associação Desenvolvimento Rural Integrado do Minho), salientando-se a interação do gastrónomo local João Guterres e sua filha, a Chef Amaya, ambos participantes em várias iniciativas culinárias nacionais nos últimos tempos.

Mas, dos sabores tradicionais valencianos também há nos arquivos narrativas internacionais.

Recordemos, por exemplo, o banquete oferecido pelo Estado português no palácio da Ajuda aquando da visita da Raínha Isabel II: nesse jantar de 18 de Fevereiro de 1957, preparado pelo mestre (Chef) João Ribeiro, à atual monarca de Inglaterra, foi servido salmão do rio Minho, encomendado em Valença por um bracarense, amigo do então chefe do Governo.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 607  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?