Faça login na sua conta

Usuário *
Senha *
Lembre de mim

Crie a sua conta aqui!

Os campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Usuário *
Senha *
Verifique a senha *
Email *
Verificar e-mail *
Captcha *
Reload Captcha
terça-feira, 22 junho 2021

SARRABULHO VENCEDOR (2ª Vez) PRÉMIO REGIÕES DE PORTUGAL



O Arroz de Sarrabulho ou Sarrabulho de Ponte de Lima, foi o vencedor pela segunda vez, em três edições do concurso, do Prémio Regiões.

O selo ora atribuído garante que a marca foi testada e avaliada, agora perante mais cem mil participantes que na edição anterior, pois em 2019 participaram 222.900 indivíduos para análise de 740 marcas; desta vez, o somatório atingiu 346 mil votantes para se pronunciarem sobre 990 símbolos ou produtos a ele associados das quais 125 saíram vencedores! As informações recolhidas foram tratadas pela Metadados, uma empresa parceira de estudos de mercado.

De acordo com a organização “… em Ponte de Lima falar de Sarrabulho é falar de tradição … identidade e uma festa gastronómica”.

Com o prato típico da nossa terra concorreram também ao galardão outros mais, designadamente: Bacalhau á Braga (Narcisa), Cataplana do Algarve, Cabrito Estonado (Oleiros, Castelo Branco), Leitão á Bairrada e Posta à Mirandesa (Miranda do Douro).

Os critérios de avaliação basearam-se numa tabela SPICI (Satisfação, Preço/Qualidade, Intenção / Recomendação, Confiança na marca e Inovação), com percentagens em cada uns dos itens submetidos a sufrágio.

O Prémio Regiões é elaborado por uma empresa privada de Lisboa, e avalia o melhor das 20 regiões: 18 distritos e as regiões autónomas de Açores e Madeira. Na arte e cultura, gastronomia, recursos naturais outros emblemáticos regionais.

Desde há uma meia dúzia de anos que o Clube de Gastronomia de Ponte de Lima promove no país e Europa o Arroz de Sarrabulho. Entre os locais desses convívios e parceiros, é de recordar o Município de Loures/ Grupo Folclórico Verde Minho e as metrópoles de Bruxelas, Nancy e Paris (Drancy e Saint Cyr L´ École), para além de representações da Alemanha, Luxemburgo e Suíça, com destaque para a comunidade luso – portuguesa.

Integram esse grupo, proprietários e cozinheiras de restaurantes (Casa de S. Sebastião, Cozinha Velha, Fátima Amorim, Sabores do Lima, Solar do Taberneiro e Sonho do Capitão. Como parceiros produtores, acrescentem-se os enchidos da MinhoFumeiro (Correlhã), e os vinhos da Cooperativa local e da Casa da Cuca (Moreira de Lima) e Vila Antiga (Correlhã). A pandemia interrompeu o ciclo anual em 2020, mas talvez seja retomada a promoção internacional no Inverno próximo.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito Morais
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicionar o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

TEMOS NO SITE

Temos 274 visitantes e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Se você viu, o seu cliente também verá!