Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades Portuguesas - Sarrabulho em Loures, quase esgotado!
terça-feira, 28 novembro 2023

FERREIRA DO ZÊZERE

Nov. 27, 2023 Hits:226 Crónicas

Portugal: António Costa…

Nov. 22, 2023 Hits:254 Opinião

Em Faro

Nov. 22, 2023 Hits:1209 Apontamentos

TERRA MORNA

Nov. 21, 2023 Hits:543 Crónicas

LENDA DO RIO LIMA

Nov. 20, 2023 Hits:55 Crónicas

Um Conselho de Amigo

Nov. 18, 2023 Hits:886 Opinião

ENSEADA DE CRISTAL

Nov. 13, 2023 Hits:571 Crónicas

A instabilidade crónica …

Nov. 08, 2023 Hits:174 Opinião

HÁ VIDA NOS MUSEUS

Nov. 08, 2023 Hits:401 Crónicas

A Importância de Ser Ern…

Nov. 05, 2023 Hits:439 Opinião

Sarrabulho em Loures, quase esgotado!





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


O encontro anual de apreciadores de gastronomia, afincadamente limianos e minhotos radicados em Lisboa e arredores, organizado pelo Grupo Folclórico Verde Minho em colaboração com a Câmara Municipal de Loures, encontra-se quase esgotado.

A actividade decorrerá no pavilhão dos Bombeiros Voluntários daquela cidade, um amplo espaço com 500 m2, proporcionando assim o cumprimento das medidas desenhadas pelo Delegado de Saúde local, designadamente distanciamento entre mesas redondas, corredores de acesso ás mesmas em dois sentidos, bem como para a cozinha e áreas de empratamento e demais funções.

Quanto aos preparos para o evento, o Chef Paulo Santos de Ponte de Lima e o Presidente da comissão organizadora, Teotónio Gonçalves e seus colaboradores como o Limianista Carlos Gomes, têm tudo em marcha: encomenda das carnes, designadamente vitela, galinha e de porco para desfiar para o arroz; mais desta última para rojões; coladas também do suíno, tal como fígado e costela, tudo temperado com deliciosos ingredientes para as miudezas, as quais virão acompanhadas das belouras, tripa enfarinhada, chouriça sarrabulha ou de cebola, e recurso a segredos da receita sesquicentenária, pois já em 1860 constava do cardápio do extinto restaurante Clara Penha, na vila de Ponte de Lima, e registado em 1886 pelo médico valenciano, José Augusto Vieira, na sua monumental obra O Minho Pitoresco.

Mas, adiantemos algo mais quanto a esse manjar de excelência dos Limianos fóra de portas: nas entradas ou entreténs pontificarão as alheiras grelhadas em cama de legumes; as chouriças de carne e outras, ou o salpicão da Serra de Arga, tudo acompanhado de umas azeitonas silvestres! E, para toda essa tradicional refeição do agricultor e nobre, também desde sempre comum no fecho de fainas sazonais agrícolas de casas abastadas, a selecção de vinhos: aqui elegemos dos melhores brancos e tintos, portanto das castas Loureiro e Vinhão!!!

Encontro social, Festim, o ágape anual de comemoração e balanço de toda uma actividade desses amigos, anfitriões do Grupo Folclórico Verde Minho, eis que chegou o dia e a hora! A partir do meio dia de Domingo, 6 de Fevereiro, com abertura de portas e munido do seu Certificado de vacinação, acompanham – no ao seu lugar, previamente mapeado como manda a DGS. Entre os muitos anónimos presentes no Arroz de Sarrabulho, outros há a salientar pelas suas funções, que se associam á iniciativa: autarcas de Loures, Lisboa e Ponte de Lima; também o Director do Rotary Distrito Norte da capital; e, a confraria do Vinho de Bucelas, esse néctar único, que já em 1756 era saboreado no Vaticano e em 1907 no jantar oferecido pelo nosso diplomata, poeta e gastrónomo António Feijó, á Corte sueca!

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades
Partilhe o nosso conteúdo!

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 297  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

Top News Embaixada

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
 
 
0
Partilhas
0
Partilhas