terça-feira, 07 fevereiro 2023

A lama dos dias

Fev. 02, 2023 Hits:279 Crónicas

DIGNIFICAR A AUTORIDADE

Fev. 01, 2023 Hits:130 Crónicas

Homoousios

Jan. 31, 2023 Hits:160 Crónicas

O Escorpião Marcelo

Jan. 31, 2023 Hits:107 Opinião

Insuspeito assassino

Jan. 27, 2023 Hits:205 Crónicas

Isto não é um país É …

Jan. 20, 2023 Hits:488 Opinião

A Importância da Educaç…

Jan. 19, 2023 Hits:1879 Crónicas

Epistocracia - O óptimo …

Jan. 15, 2023 Hits:1022 Opinião

No Palácio do Raio

Jan. 15, 2023 Hits:438 Apontamentos

Sarrabulho do Arcozelo Futebol Clube, juntou 300 apreciadores





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Conhecido como o prato – rei da gastronomia de Ponte de Lima, e desde há uns anos com promoção na Europa, através do Clube de Gastronomia da sede do concelho, tem permitido um retorno na sua procura na restauração. Os emigrantes, turistas nacionais e estrangeiros lideram os participantes para a amplidão do Arroz de Sarrabulho.

Mas, esporadicamente, na sua origem e região, o prato típico limiano, minhoto, voltou ao cardápio de festas, convívios e quejandas reuniões. Foi o que aconteceu no passado sábado, numa organização do Arcozelo Futebol Clube, que dessa forma juntou três centenas de apreciadores, desde as camadas jovens da agremiação, e seus familiares.

Mas, tudo se ficou a dever a um grupo de dirigentes do Arcozelo Futebol Clube, que em boa hora decidiram organizar o evento, no refeitório do Centro Escolar da freguesia. Á volta das panelas e tachos, há que exaltar a coordenadora: Maria das Dores Amorim, cozinheira da casa, secundada de várias esposas de directores do Arcozelo, enquanto eles se responsabilizavam pelo serviço de bar e mesa, um corrupio com vai – vém de travessas para reabastecer, pois o Sarrabulho à moda de Ponte de Lima “ com todos os seus matadores”, era delícia exaltada, um festim para recordar, uma Ceia de Natal a sublimar o empenho e balanço do futebol da localidade que há dois anos não confraternizava desta forma!

Todavia, atribuemos uma nota menos elucidativa na apresentação do menú, corroborada por muitos dos presentes; o diâmetro das belouras e da tripa de farinha têm de ser corrigidos pelo fornecedor, pois o seu tamanho atrasa a fritura, demora a acção gustativa, e no centro dessa miudeza, o produto, na maior parte dos exemplares surge ainda crú ou duro, ou parcialmente queimado, na mesa dos comensais; vários foram os que nos alertaram, e sabemos é tema a considerar em ágapes similares face á sua incentivação nos últimos tempos e à existência duma receita – padrão do prato típico e seus ingredientes aprovada há anos na Confraria Gastronómica do Sarrabulho de Ponte de Lima, da qual integramos o grupo fundador.

E, para finalizar o balanço da actividade gastronómica arcozelense, mais duas notas: a fartura e diversidade das sobremesas, divinais: rabanadas, bolos – rei, outros de ananás, de bolacha, chocolate e brigadeiro; arroz doce e leite creme; frutas variadas, gelatinas, etc, etc.

Em tempo de discursos, Presidentes da Câmara, da Junta e do Clube, agradeceram o grande empenho de todos quantos tornaram possível o manjar. Vivendo a quadra natalícia, o pedido duma prendinha para o sapato, por parte do anfitrião Paulo Fernandes: actualmente com 107 atletas, o Arcozelo Futebol Clube, deve aumentar brevemente esse escol com mais um quarteirão de jovens; pelo que, mais apoios, logísticos e financeiros, precisam-se! Parece que quem aparece, disso não se esquece! E, os políticos estiveram lá…

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 681  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28