quarta-feira, 31 maio 2023

Vinho português à conqu…

maio 30, 2023 Hits:716 Opinião

Esta Raça de Ser Portist…

maio 29, 2023 Hits:507 Opinião

Conceitos Marcelistas

maio 25, 2023 Hits:154 Opinião

As correrias da Bia ou a …

maio 24, 2023 Hits:1577 Crónicas

Sou Galamba

maio 24, 2023 Hits:1083 Opinião

Esta vida de marinheiro

maio 22, 2023 Hits:901 Opinião

Josué

maio 21, 2023 Hits:731 Opinião

Saudades de casa

maio 21, 2023 Hits:1168 Crónicas

Não há pastelaria como …

maio 21, 2023 Hits:1750 Crónicas

Vício vencido, a liberda…

maio 20, 2023 Hits:1324 Opinião

Brindemos com vinho verde…

maio 20, 2023 Hits:1588 Opinião

Darth Vader à Portuguesa

maio 10, 2023 Hits:739 Opinião

Mais um dia em Elvas

maio 10, 2023 Hits:1053 Apontamentos

Sarrabulho de Ponte de Lima junta apreciadores em Vandoeuvre (França)





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!

Mais uma vez, membros e parceiros do Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, deslocam-se a França para confecionar a famoso prato do concelho, iguaria já documentada em ementas de restaurantes locais no ano de 1860, mas intensificado o seu consumo, principalmente nas décadas de sessenta e setenta do século passado.

O jantar – convívio, com animação musical, terá lugar no Sábado, 29 do corrente mês de Outubro, organizado pela Associação Franco– Portuguesa de Vandoeuvre – Les – Nancy, uma entidade representativa das tradições etnográficas de Portugal, particularmente do Minho e Ponte de Lima, com quem a cidade está geminada desde 1989.

Para a autenticidade do pitéu, deslocam-se de Ponte de Lima cozinheiros e ajudantes, num cumprimento da receita tradicional em uso nos restaurantes parceiros do Clube de Gastronomia: Casa de S. Sebastião, Fátima Amorim, Solar do Taberneiro, Sonho do Capitão, equipa coordenada pelo Chef Paulo Santos. Na bagagem, o grupo leva as miudezas que acompanham o prato típico: belouras, tripa ou farinhota, enchidos para entradas, e o bom vinho verde e maduro, tinto e branco, produzido no Vale do Lima, Douro e Alentejo.

A fama do manjar pontelimense a confecionar em terras gaulesas, já atraiu largas dezenas e dezenas de inscrições, não só daquela região noroeste de França, bem como do vizinho Luxemburgo. Ainda há alguns lugares, mas tudo é limitado ao salão de festas de Vandoeuvre, revelou a organização. Aqui, é de destacar o empenho do presidente da direcção, Manuel Vilela e seu tesoureiro, e colaboração de restantes dirigentes e município de Vandoeuvre.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades

luso.eu Jornal Comunidades

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 170  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

Top News Embaixada

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31