domingo, 27 novembro 2022

DEPOIS DO EUROMILHÕES

Nov. 27, 2022 Hits:81 Crónicas

PORTUGAL É RONALDO E RON…

Nov. 24, 2022 Hits:259 Opinião

Crónica triste para um d…

Nov. 20, 2022 Hits:136 Opinião

Em Ocasiões Especiais

Nov. 20, 2022 Hits:510 Crónicas

Os sonhos adiados

Nov. 19, 2022 Hits:204 Crónicas

IXELLES – UMA VILA DESO…

Nov. 15, 2022 Hits:219 Opinião

CRIANÇA PRESA NO PENICO

Nov. 13, 2022 Hits:459 Crónicas

Duas tardes em Coja

Nov. 13, 2022 Hits:789 Apontamentos

Esta vida de hipster

Nov. 08, 2022 Hits:125 Crónicas

Ladroagem Eleitoral

Nov. 06, 2022 Hits:333 Opinião

O “Auto Suicídio” de…

Nov. 04, 2022 Hits:337 Opinião

Sarrabulho de Ponte de Lima junta apreciadores em Vandoeuvre (França)





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Mais uma vez, membros e parceiros do Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, deslocam-se a França para confecionar a famoso prato do concelho, iguaria já documentada em ementas de restaurantes locais no ano de 1860, mas intensificado o seu consumo, principalmente nas décadas de sessenta e setenta do século passado.

O jantar – convívio, com animação musical, terá lugar no Sábado, 29 do corrente mês de Outubro, organizado pela Associação Franco– Portuguesa de Vandoeuvre – Les – Nancy, uma entidade representativa das tradições etnográficas de Portugal, particularmente do Minho e Ponte de Lima, com quem a cidade está geminada desde 1989.

Para a autenticidade do pitéu, deslocam-se de Ponte de Lima cozinheiros e ajudantes, num cumprimento da receita tradicional em uso nos restaurantes parceiros do Clube de Gastronomia: Casa de S. Sebastião, Fátima Amorim, Solar do Taberneiro, Sonho do Capitão, equipa coordenada pelo Chef Paulo Santos. Na bagagem, o grupo leva as miudezas que acompanham o prato típico: belouras, tripa ou farinhota, enchidos para entradas, e o bom vinho verde e maduro, tinto e branco, produzido no Vale do Lima, Douro e Alentejo.

A fama do manjar pontelimense a confecionar em terras gaulesas, já atraiu largas dezenas e dezenas de inscrições, não só daquela região noroeste de França, bem como do vizinho Luxemburgo. Ainda há alguns lugares, mas tudo é limitado ao salão de festas de Vandoeuvre, revelou a organização. Aqui, é de destacar o empenho do presidente da direcção, Manuel Vilela e seu tesoureiro, e colaboração de restantes dirigentes e município de Vandoeuvre.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 881  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?