domingo, 27 novembro 2022

DEPOIS DO EUROMILHÕES

Nov. 27, 2022 Hits:74 Crónicas

PORTUGAL É RONALDO E RON…

Nov. 24, 2022 Hits:258 Opinião

Crónica triste para um d…

Nov. 20, 2022 Hits:136 Opinião

Em Ocasiões Especiais

Nov. 20, 2022 Hits:509 Crónicas

Os sonhos adiados

Nov. 19, 2022 Hits:204 Crónicas

IXELLES – UMA VILA DESO…

Nov. 15, 2022 Hits:219 Opinião

CRIANÇA PRESA NO PENICO

Nov. 13, 2022 Hits:458 Crónicas

Duas tardes em Coja

Nov. 13, 2022 Hits:788 Apontamentos

Esta vida de hipster

Nov. 08, 2022 Hits:125 Crónicas

Ladroagem Eleitoral

Nov. 06, 2022 Hits:333 Opinião

O “Auto Suicídio” de…

Nov. 04, 2022 Hits:336 Opinião

Recriação das Merendas do Lavrador, na CUCA





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Merenda do Lavrador, outrora refeição dos participantes nas fainas agrícolas, continua a ser recriada pela Casa da CUCA, freguesia de Moreira do Lima.

A iniciativa partiu duma recolha do líder daquela unidade de Turismo Rural, antigo professor da Escola Técnica de Ponte de Lima, Carlos Amorim. Em colaboração com o Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, seguiu – se a promoção, a qual decorre ora entre amigos, jornalistas e reservas na unidade turística, ora aquando das vindimas. Foi o que aconteceu nos últimos dias, entre animada participação de todos os colaboradores, em média quatro dezenas que diariamente se ocupavam da recolha do fruto dos vinhos da Cuquinha. Debaixo da latada da quinta, cozinha improvisada, lá estavam em alternância de funções na batuta das panelas e tachos, os líderes na matéria: Zé Amorim e Gaspar Moreira (Jagôdo) para os familiares e amigos, além dum rancho de ajudantes, serventes…

Salientemos, nos cardápios populares do Vale de Estorãos, a representação cárnea a que assistimos: massa à Lavrador! O pitéu acompanha com uma variedade de carnes, desde vaca, porco, e enchidos dos ditos, para além de legumes e algum segredo…

O recriar destas iguarias, é uma aposta dos empreendedores, desde os jovens responsáveis pelo acolhimento e programas para hóspedes, os manos José Carlos e Sandra, para além dos promotores ou mais dedicados a essa função: o líder, patriarca Carlos Amorim, e o genro, Rúben,  director comercial da Cuca.

Turistas nacionais e estrangeiros, este ano já vieram de longe, isto é dos Estados Unidos da América e do Brasil, conhecer, participar do projecto Cuca enoturismo, o que nos orgulha, como amigo dos empreendedores e amante das tradições locais.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 533  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?