domingo, 27 novembro 2022

DEPOIS DO EUROMILHÕES

Nov. 27, 2022 Hits:72 Crónicas

PORTUGAL É RONALDO E RON…

Nov. 24, 2022 Hits:258 Opinião

Crónica triste para um d…

Nov. 20, 2022 Hits:136 Opinião

Em Ocasiões Especiais

Nov. 20, 2022 Hits:509 Crónicas

Os sonhos adiados

Nov. 19, 2022 Hits:204 Crónicas

IXELLES – UMA VILA DESO…

Nov. 15, 2022 Hits:219 Opinião

CRIANÇA PRESA NO PENICO

Nov. 13, 2022 Hits:458 Crónicas

Duas tardes em Coja

Nov. 13, 2022 Hits:788 Apontamentos

Esta vida de hipster

Nov. 08, 2022 Hits:125 Crónicas

Ladroagem Eleitoral

Nov. 06, 2022 Hits:333 Opinião

O “Auto Suicídio” de…

Nov. 04, 2022 Hits:336 Opinião

Prova gastronómica em Valença do Douro (Tabuaço)





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


O Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, participou no passado fim de semana na Festa das Vindimas, na freguesia de Valença do Douro, concelho de Tabuaço. A deslocação de quatro centenas de quilómetros, muito valeu pela alegria, satisfação e propostas para parcerias.

O grupo, com recepção pelos Presidentes da Câmara e da Junta de Freguesia, respectivamente Carlos Carvalho e Jorge Martins, visitou a feirinha de artesanato, o festival folclórico e actuação do grupo de bombos, seguindo para a degustação.

O cardápio, inspirado na região altoduriense, com predominância local, começou com o debicar dumas bifanas com pão típico de Valença do Douro, seguindo-se outras propostas gastronómicas, tudo cozinhado em potes de ferro “á moda antiga”, explicava o autarca local, com lenha produzida de cepas de velhos vinhedos. As cozinheiras, exímias nesse atributo tabuacense, continuavam a sua missão serviçal: sopa das vindimas, confecionada com farinha, feijão e abóbora, excelente, a merecer classificação nacional, internacional, face a outras de menor qualidade e produtos do campo utilizados, que por aí proliferam! Depois, alistada a outras especialidades culinárias daquela localidade vinhateira por excelência, surgiram a Chanfana de cabra do monte, o ensopado de rojões, as fêveras… um festim de tema convivial para mais de duas horas de duração. Durante a tertúlia, o edil Carlos Carvalho, sublinhou a importância turística do Douro, há meses eleito por Bruxelas como a Cidade Europeia do Vinho 2023, com programa em elaboração; o autarca, salientou também, o encontro realizado na capital europeia, com a comissária da Coesão Territorial, Elisa Ferreira, reclamando a requalificação das estradas da região, secundado pelo Presidente da Comunidade Intermunicipal – CIM – e autarca de Sernancelhe, Carlos Silva Santiago e seus pares.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 314  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?