Faça login na sua conta

Usuário *
Senha *
Lembre de mim

Crie a sua conta aqui!

Os campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Usuário *
Senha *
Verifique a senha *
Email *
Verificar e-mail *
Captcha *
Reload Captcha
sexta-feira, 22 janeiro 2021

PONTE DE LIMA RECOLHE RECEITAS DE SOBREMESAS



O Clube de Gastronomia de Ponte de Lima iniciou uma recolha de receitas de sobremesas, especialmente locais ou confecionadas com produtos da terra, ou descobertas em arquivos de família.

Tratam-se de registos antigos ou em uso em restaurantes da sede do concelho e arredores, e outras acrescentadas por Chefs pasteleiros.

De momento, já foi reunida informação sobre catorze receitas de sobremesas, sendo que as mais antigas datam de há cerca de cento e cinquenta anos, e foram descobertas em solares limianos. Assim, na Casa de Bertiandos, surgiram receitas de compota de laranja, manjar real, doce de amêndoa torrada, e castanhada; na do Outeiro, freguesia de Arcozelo, a do Leite Real, já documentado em 1874 de acordo com os actuais proprietários do solar;

Quanto a unidades da restauração, as pesquisas repartiram-se por: Restaurante Fátima Amorim, na Correlhã, com o Bolo de Bolacha; o seu vizinho, Sonho do Capitão, com a Torta de ovos; a Casa de S. Sebastião, em S. Pedro de Arcos, sugere o Leite Creme crocante; a Cozinha Velha, em Arcozelo, o Pão de Ló da família, e na vila: o Solar do Taberneiro, o Arroz Doce á Prior de Vila Franca, segredo do sacerdote António Quesado, (1902- 1975), cozinheiro de banquetes organizados por arcebispos de Braga, cuja sobrinha, D. Cassilda, herdou a sebenta; no Sabores do Lima, uma iguaria do Natal: as rabanadas com um molho especial; na Pizzaria Beira Rio, D. Fátima selecionou o Bananof, concebido a partir do fruto importado da América do Sul, e da saudosa Clara Penha (1836 – 1924), cujo restaurante é hoje a Casa dos Sabores, o seu pudim de 9 ovos e 13 gemas.

Mas, no sector de pastelarias, destaque também para duas respostas ao Clube de Gastronomia de Ponte de Lima: o Chef Vítor Lima, sugere o Pão de Ló Limiano, e o colega Bruno Alves, a Maravilha do Lima, o novo doce típico local, vencedor do concurso realizado pelo município em 2019.

Tudo agora será motivo de análise para uma apresentação pública e elaboração de um documentário audiovisual.


Adicionar o seu comentário aqui!

TEMOS NO SITE

Temos 448 visitantes e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

EVENTOS ESTE MÊS

Não existem eventos no calendário
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Se você viu, o seu cliente também verá!