domingo, 27 novembro 2022

DEPOIS DO EUROMILHÕES

Nov. 27, 2022 Hits:92 Crónicas

PORTUGAL É RONALDO E RON…

Nov. 24, 2022 Hits:259 Opinião

Crónica triste para um d…

Nov. 20, 2022 Hits:137 Opinião

Em Ocasiões Especiais

Nov. 20, 2022 Hits:510 Crónicas

Os sonhos adiados

Nov. 19, 2022 Hits:205 Crónicas

IXELLES – UMA VILA DESO…

Nov. 15, 2022 Hits:220 Opinião

CRIANÇA PRESA NO PENICO

Nov. 13, 2022 Hits:459 Crónicas

Duas tardes em Coja

Nov. 13, 2022 Hits:789 Apontamentos

Esta vida de hipster

Nov. 08, 2022 Hits:125 Crónicas

Ladroagem Eleitoral

Nov. 06, 2022 Hits:334 Opinião

O “Auto Suicídio” de…

Nov. 04, 2022 Hits:337 Opinião

Ponte da Barca recria gastronomia do tempo de Fernão de Magalhães





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


O município de Ponte da Barca, em colaboração da EPRALIMA (Escola Profissional do Alto Lima), vai recriar gastronomia dos locais da viagem de Fernão de Magalhães, filho ilustre da terra segundo estudos realizados nos últimos anos por alguns historiadores.

Com apresentação em três sessões, a primeira decorre esta sexta- feira, a partir das 18,30 h no Solar do Vinhão, uma casta tinta especial, produzida no concelho, e emblemática como rótulo da cooperativa local. Para o workshop o chef Bruno Pereira elaborou a apresentação dum típico prato da Indonésia: o Nasi Goreng, isto é um arroz frito acompanhado de camarão (Udang), de lulas (cumi cumi), adicionado ainda com legumes, amendoim e por vezes galinha. Há outras versões que já provamos em restaurantes de S. Paulo e Paris, que acompanham com bacalhau, tomate, pepino, cenoura, malagueta e um ovo estrelado.

Mas, para Ponte da Barca, o evento reveste-se dum significado histórico, pois recorda “as viagens de Fernão de Magalhães na passagem dos 500 anos dessa circum-navegação”, relembrou o Presidente Augusto Marinho. A oportunidade gastronómica permitirá assim um encontro com sabores e aromas daquelas viagens magalhânicas, registe-se.

Na sessão inaugural, entre as duas dezenas de convidados participa o Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, assim como comunicação social.

Com agendamentos seguintes, a degustação de outras iguarias depois da Ásia, levará os comensais interessados novamente a Ponte da Barca; as provas seguintes de comidas típicas, incluem menús da Argentina a 25 de Março, das Filipinas e 29 de Abril, e do Uruguai em 20 de Maio.

O Alto Minho atravessa assim uma época de turismo gastronómico: depois de Ponte de Lima ter sido escolhido como Destino Gastronómico do Ano pela Revista de Vinhos, na semana passada, agora o vizinho concelho abre um ciclo de iguarias típicas de dois continentes, e Paredes deCoura apresenta a 26 do corrente, uma edição em livro de receitas do antigamente, descobertas no arquivo da Casa do Outeiro em Agualonga (Viscondes do Peso de Melgaço).

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 597  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?