Jeropiga de Brandara (Ponte de Lima) em teste no Clube de Gastronomia



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Um produto tradicional de Ponte de Lima, mais concretamente da freguesia de Brandara, poderá enfileirar na lista de bebidas outrora de consumo familiar, juntamente com a sidra e licores de castanha ou de mel.

Com um enraizamento nas quintas do Cardido e do Pinheiro naquela localidade limiana, segundo informações orais recolhidas, agora, a receita, o engarrafamento e uma fase experimental, motivaram o conterrâneo Raúl Amorim de Abreu a estudar o regresso ao mercado dessa bebida alcoólica.

Produzida a partir do mosto de uva para fermentação, a jeropiga de Brandara resulta dum processo de linha artesanal, que atravessa uma fase de testes, com recurso ao sabor adocicado com a adoção de mel ou canela.

Mas, as conclusões e/ou propostas poderão ser elencadas numa prova a realizar pelo Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, e talvez integrar as sugestões de iguarias que habitualmente são apresentadas em território nacional e europeu.

Recordemos, que jeropiga era outrora consumida regularmente no tempo frio; acompanhava magustos e rematava refeições pesadas, como cozidos, feijoadas e sarrabulhos, designadamente no Minho, Beiras e Trás-os-Montes

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.