quarta-feira, 07 dezembro 2022

Tempo

Dez. 04, 2022 Hits:161 Opinião

Diaversário

Dez. 04, 2022 Hits:295 Crónicas

A Justiça

Dez. 03, 2022 Hits:403 Crónicas

Dá-se com as duas mãos

Nov. 29, 2022 Hits:920 Crónicas

DEPOIS DO EUROMILHÕES

Nov. 27, 2022 Hits:784 Crónicas

PORTUGAL É RONALDO E RON…

Nov. 24, 2022 Hits:292 Opinião

Crónica triste para um d…

Nov. 20, 2022 Hits:168 Opinião

Em Ocasiões Especiais

Nov. 20, 2022 Hits:545 Crónicas

Os sonhos adiados

Nov. 19, 2022 Hits:237 Crónicas

IXELLES – UMA VILA DESO…

Nov. 15, 2022 Hits:286 Opinião

Gastrónomos de Roma, Londres e Amadora visitam o Minho





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Estudiosos, interessados e divulgadores do nosso Passado, através de publicações isoladas ou de razão académica, três amigos ausentes em parte do ano no estrangeiro e arredores de Lisboa, resolveram agendar uma semana de férias pelo Minho.

É um regresso, depois de em Agosto do ano findo terem participado na homenagem realizada pelo Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, ao benemérito, republicano e capitalista António Mimoso (1881-1953), na sua Casa Grande de Sá, agora epicentro das excursões históricas, onde a genealogia e heráldica estão aliadas á gastronomia.

O de mais longe aterrou ontem no Porto, proveniente de Roma! Tomás Pinto Bravo frequenta o Mestrado em História da Igreja, na Pontifícia Universidade Gregoriana e é membro do Centro de Investigação Doutor J. Veríssimo Serrão, da Nova de Lisboa, tendo coordenado a preciosa colectânea de meio milhar de páginas da obra - Vultos Tavirenses Dignos de Memória – sua terra natal.

Outro investigador, também residente no exterior (Londres) durante algumas temporadas, é Miguel Ayres de Campos –Tovar – o anfitrião e organizador do programa regional. O criterioso bibliófilo, genealogista e heraldista com um estudo em mãos das Pedras d´Armas do Concelho de Ponte de Lima, em parceria com outro sabedor dessas matérias, Guilherme de Vasconcelos, (de Arcos de Valdevez mas com raízes limianas), depois do Mestrado em Oxford, concluiu  Doutoramento em História da Arte, variante de Estudos Medievais e Bizantinos, pela universidade da capital inglesa, onde também se ocupa da gestão de colecções privadas, além de membro do ARTIS (Centro de Investigação da Faculdade de Letras de Lisboa), colaborador da revista Ponte de Lima Passado e Futuro, do Boletim da Misericórdia local e do da Braga. Em Braga, juntou-se ontem, outro ilustre forasteiro: Gonçalo Palmeira, Mestrando em História Medieval pela Universidade Nova de Lisboa e membro do Instituto Português de Heráldica; as pesquisas para a sua tese incidem sobre sociedade e economia no Cávado e Minho Século XIII. Mas, o que une o quarteto são deambulações históricas, e também a gastronomia, afincadamente nacional. Daí que, a agenda duma semana no Minho, reparte-se por visitas aos solares de Barcelos (Torre de Fralães e Faial); Arcos de Valdevez (Torres de Aguiã, Giela e Tóra); Ponte de Lima (Mosteiro das Donas, Caldelas em Calheiros, Bertiandos, e arquivo de Sá), e centro histórico de Viana do Castelo; pelos ares da montanha, estão elencadas deslocações a S. João de Arga, S. Lourenço da Montaria, Labruja. A intercalar a programação cultural, avulta a gastronómica com cardápios de lampreia, bacalhau de cebolada, cozido á portuguesa e pica no chão. A tertúlia vinícola escolhida, foi na Cuca, em Moreira de Lima, com esse Loureiro premiado de ouro em 2017 acompanhado de sabores da merenda do lavrador no vale de Estorãos.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 590  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31