Faça login na sua conta

Usuário *
Senha *
Lembre de mim

Crie a sua conta aqui!

Os campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Usuário *
Senha *
Verifique a senha *
Email *
Verificar e-mail *
Captcha *
Reload Captcha
sábado, 04 dezembro 2021

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário

Sondagem

Os vacinados devem ter prioridade no acesso aos cuidados de saúde em relação aos não vacinados?
  • Votes: (0%)
  • Votes: (0%)
  • Votes: (0%)
Total Votes:
First Vote:
Last Vote:

Eurodeputada da Agricultura visitou Ponte de Lima



O luso.eu Jornal das comunidades é gratuito mas quero ajudar!

No passado sábado, 17 do corrente, a eurodeputada Prof. Isabel Carvalhais, acompanhada da sua Assistente em Portugal, Eduarda Lopes, visitou Ponte de Lima, no âmbito da sua actividade na comissão de Agricultura e Pescas do Parlamento Europeu.

O programa iniciou-pelas 12,30 h com uma evocação do poeta, gastrónomo e diplomata António Feijó (1859 – 1917), junto do seu monumento; o autor das Bailatas, foi um grande divulgador da gastronomia e vinhos do Minho e Douro nas funções oficiais desempenhadas no Brasil, Dinamarca, Noruega e Suécia. A ilustre visitante referiu-se ao homenageado como um “insigne limiano, português e cidadão do mundo “, recordado numa área menos conhecida: a gastronomia do seu país e região, sublinhou.

A comitiva de dezena e meia de participantes seguiu para a degustação de produtos regionais de Ponte de Lima no Best Of Portugal (Picadeiro de Ponte de Lima, Feitosa), principalmente com o Folar Limiano molhado em tinto vinhão Carcaveira Velha e boroa de milho, do Chef Vítor Lima; alheira de galo, salpicão da Serra de Arga, chouriça de carne e presunto da MinhoFumeiro; queijinhos de ovelha e cabra, compotas caseiras Terras do Lima, e chocolates Brutus completaram o cardápio, tudo regado com Loureiro da Casa da Cuca e espumante da Adega Cooperativa de Ponte de Lima.

Ainda no Centro Equestre do Vale do Lima, Isabel Carvalhais trocou impressões com o antigo eurodeputado nas comissões de Saúde Pública e Segurança Alimentar, José Inácio Faria, jurista na Câmara de Lisboa. A eurodeputada no seu discurso, agradeceu o convite do Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, para “conhecer o que as terras limianas têm de melhor, e sabores e saberes “; seguiram-se trocas de impressões com José Carlos Amorim, empreendedor da Cuca (Vinhos e Turismo Rural); Luís Gomes, proprietário do Best Of Portugal; João Quintela, Director comercial da MinhoFumeiro; António Fernandes, jornalista no CESE (Comité Económico e Social Europeu), em Bruxelas, que no âmbito da sua actividade também organiza acções de promoção da Ribeira Lima, e seus produtos, como o jantar da UGT de encerramento da Presidência portuguesa com 18 sindicalistas europeus no Café Restaurante Portugal (a 10 de Junho último em Bruxelas); Fátima Oliveira, Presidente da Junta da Correlhã, sobre as raízes de António Feijó e tradições gastronómicas; e, o Chefe Armando Melo, dos Bombeiros Voluntários locais, sobre a problemática dos incêndios florestais e prejuízos agrícolas.

Finalmente, o prato típico no Restaurante Solar do Taberneiro: o Sarrabulho á moda de Ponte de Lima. A matriarca da casa, D. Cassilda Quesado, também uma das cozinheiras que comumente integra anualmente o grupo de divulgação da iguaria na Bélgica e França, explicou a sua confecção e alguns segredos da receita rural, comercializada em Ponte de Lima desde 1860. A rematar, os comensais saborearam como sobremesas, a Maravilha do Lima (doce típico local), e um semifrio de morango, produzidos pela Doce Encontro, além do Leite creme especial, (ovos de garniza) do proprietário anfitrião, Álvaro Araújo.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito Morais
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicionar o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

TEMOS NO SITE

Temos 155 visitantes e 0 membros em linha

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

EVENTOS ESTE MÊS