domingo, 29 maio 2022

O Futuro é a Europa

maio 26, 2022 Hits:95 Opinião

Serafim Saudade

maio 22, 2022 Hits:95 Opinião

A Sabedoria e o Escrito

maio 18, 2022 Hits:116 Crónicas

Como se houvesse amanhã

maio 15, 2022 Hits:130 Crónicas

PCP (Partido Cumplicement…

maio 09, 2022 Hits:238 Opinião

Dia Mundial da Língua Po…

maio 05, 2022 Hits:351 Opinião

Vereadores da Coligação…

maio 04, 2022 Hits:1318 Opinião

Um domingo qualquer

maio 01, 2022 Hits:233 Crónicas

Portugal dos pequenitos

maio 01, 2022 Hits:223 Opinião

Confraria Sarrabulho Ponte de Lima celebra 16 anos





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Passam hoje 16 anos sobre a fundação da Confraria Gastronómica do Sarrabulho á moda de Ponte de Lima, agremiação local para preservar a receita tradicional, promovê-la e proporcionar também a existência de uma alavanca para o sector da restauração.

Nesse já longínquo dia 25 de Janeiro de 2006, na sequência de dois anos de pesquisas envolvendo investigadores locais e as escolas Superior Agrária de Ponte de Lima e Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, e a extinta Região de Turismo do Alto Minho, foi celebrada no antigo Paço dos Marqueses de Ponte de Lima, a escritura constitutiva da Confraria do Sarrabulho de Ponte de Lima, assim vulgarmente designada.

Porque estivemos envolvidos na sua génese e o tempo passa e memórias ficam, resolvemos assinalar a efeméride, com a reprodução dum texto alusivo à sua origem, da autoria do Limianista Dr. José Pereira Fernandes, inserido no seu Ponte de Lima Portal Cultural, como segue:

Promoveu-se um painel temático – “O Sarrabulho na História da Alimentação do Concelho de Ponte de Lima” –, e analisou-se, ainda, a ligação do Sarrabulho aos Vinhos Verdes. Foram oradores convidados o Dr. Francisco Sampaio, o Dr. Tito de Morais e o Enólogo Eng.º Anselmo Mendes. Esta sessão contou com a presença de proprietários de diversos restaurantes que manifestaram, desde logo, a sua adesão voluntária ao projecto.

No dia 25 de Janeiro de 2006 a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima, a Câmara Municipal de Ponte de Lima, a Região de Turismo do Alto Minho, a Associação Empresarial de Ponte de Lima, a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, a Adega Cooperativa de Ponte de Lima e, a título individual, os senhores António Abílio Barros Sá Lima, Dr. Adelino Tito Vieira Barros de Morais e Dr. Franclim Alves Castro e Sousa assinam, na qualidade de Sócios Fundadores, a escritura de constituição da “Confraria Gastronómica do Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima” cujo objecto social se traduz em promover o prato Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima realçando o seu valor gastronómico, o seu significado histórico e o seu interesse popular, turístico, cultural e económico.

O trajecto dum trabalho acentuadamente promocional, tem permitido aos apreciadores desse acepipe e aos cozinheiros especialistas na sua confecção, uma mais valia económica e social para Ponte de Lima, apesar de algumas lacunas no cumprimento da receita padrão que remonta a 1860, se bem que esporadicamente, em alguns espaços comerciais.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 924 visitantes e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
9
10
12
13
15
17
18
19
20
22
24
25
26
27
28
29
30
31