Faça login na sua conta

Usuário *
Senha *
Lembre de mim

Crie a sua conta aqui!

Os campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Usuário *
Senha *
Verifique a senha *
Email *
Verificar e-mail *
Captcha *
Reload Captcha
segunda-feira, 24 janeiro 2022

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário

Clube Gastronomia Ponte de Lima celebrou 1 ano



O luso.eu Jornal das comunidades é gratuito mas quero ajudar!

O Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, constituído por um grupo de amigos apreciadores da boa comida regional, assinalou ontem o seu primeiro aniversário de eventos públicos, onde foram elencados outros para a Primavera do próximo ano.

A comemoração da efeméride decorreu na confeitaria Havaneza, o local onde a 29 de Dezembro de 2020 se iniciaram as evocações de Limianos que engrandeceram o concelho e/ou o país. Foi o caso do diplomata, poeta e gastrónomo António Feijó (1859 – 1917) que desde a juventude era cliente do antigo Café Camões, encerrado em 1914, um espaço reaberto pelos anos trinta com a designação que mantém!

Recriando passos do autor da Ilha dos Amores naquele local de convívio, aflorando as suas estadias de férias do Brasil ou da Suécia, Feijó era assíduo naquele comércio inaugurado por ocasião do Tricentenário da Morte (1880) de Luís de Camões, também patrono do Largo adjacente.

O anoitecer de ontem foi preenchido com memórias e apreciação de produtos dum novo parceiro no sector de enchidos e fumados: a Pimentinha. Os provadores tinham á sua escolha presunto, chouriça de carne caseira normal e picante, e salpicão do lombo de porco. O Chef Paulo Santos, mais uma vez, foi autor dum balanço, positivo das produções cárneas da família do amigo Carlos Reis Pimenta. Mas, a equipa foi diversificada, reduzida face ao tempo de pandemia que vivemos; contudo, pela degustação passaram alguns clubistas do bom apetite e do paladar: Armando Melo, António Sousa, Carlos Reis Pimenta, Rogério Lopes, João Barbosa, Henrique Margarido, Rui Melo, entre outros. O festim terminou com o afamado Pão de Ló do anfitrião, e tudo foi molhado com Loureiro da cooperativa local. E, antes que esqueça, salientemos o serviço estrelado do trio de colaboradores da casa: Paulo Martins, Fernando Leitão e Zé Morais!

Empreendedores no mundo do fumeiro, os manos Pimenta seguem assim a tradição de seus maiores, pois dentro de meses completam–se 60 anos da instalação desse comércio de comidas e bebidas, do qual foi sucedâneo a Pimentinha.




Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito Morais
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicionar o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

TEMOS NO SITE

Temos 354 visitantes e 0 membros em linha

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

EVENTOS ESTE MÊS