quarta-feira, 07 dezembro 2022

Tempo

Dez. 04, 2022 Hits:161 Opinião

Diaversário

Dez. 04, 2022 Hits:295 Crónicas

A Justiça

Dez. 03, 2022 Hits:403 Crónicas

Dá-se com as duas mãos

Nov. 29, 2022 Hits:920 Crónicas

DEPOIS DO EUROMILHÕES

Nov. 27, 2022 Hits:784 Crónicas

PORTUGAL É RONALDO E RON…

Nov. 24, 2022 Hits:292 Opinião

Crónica triste para um d…

Nov. 20, 2022 Hits:168 Opinião

Em Ocasiões Especiais

Nov. 20, 2022 Hits:545 Crónicas

Os sonhos adiados

Nov. 19, 2022 Hits:237 Crónicas

IXELLES – UMA VILA DESO…

Nov. 15, 2022 Hits:286 Opinião

Clube de Gastronomia de Ponte de Lima harmonizou no Douro (Tabuaço)





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Adiado por causa da pandemia, reagendado por outros compromissos entretantos surgidos, o Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, desta vez deslocou-se a Tabuaço.

O motivo da viagem era uma harmonização de produtos limianos, minhotos, com os do Douro, nomeadamente Tabuaço, onde exerce a sua actvidade fixa, o único green Chef em Portugal, o austríaco Thomas Egger.

Um programa diversificado começou logo de manhã. Com o Douro aos pés, na varanda do complexo de piscinas e restaurante Tábua D´Aço, boas vindas e um aperitivo: moscatel da cooperativa da Régua e um Porto Reserva Reccua, com folar limiano, frigideiras e folhadão de carne, tudo obra do Chef Vítor Lima. Seguiu-se a visita á Cooperativa Agrícola da Tabuaço, empresa produtora de azeite, com orientação do presidente, José Pinto Amaral. Os membros do Clube regressaram ao espaço Egger, onde a simpatia da esposa D. Fátima e seus colaboradores acolheram a comitiva, acrescentada: o presidente da Câmara, Carlos Carvalho; produtores de vinhos durienses e empresários de turismo; o amigo Adalberto, conhecido pelo “engenheiro da picanha” no seu espaço A Tarraxa, em Sendim, a enóloga Marta Macedo…

Tertúlia enogastronómica onde se evidenciou a recente vitória em Bruxelas do Douro Património Mundial, também como Cidade Europeia do Vinho 2023, cujo autarca tabuacense vai encetar brevemente contactos em Bruxelas para a organização de eventos no seu território e na capital europeia. Enquanto se tagarelava, os sabores olororos entretinham os comensais: novamente o Folar Limiano, a broa de milho amarelo da Sereia do Lima, o salpicão do cachaço do Avô Chouriças, a chouriça de carne, dita de cebola e salpicão Serra de Arga e alheiras de galo, da MinhoFumeiro, (que só o  segredo de Thomas Egger as torna divinais, quando acompanhadas de legumes); a bôla três queijos de Paulo Amorim, e mais! A molhar essas entradas: verdes limianos, Loureiros, da Cooperativa de Ponte de Lima e da Vil´ Antiga, e do Douro, os tais da Quinta do Filoco, tinto e também branco. Com muita substância ainda por consumir, chegou o pitéu anunciado: bacalhau assado na telha, com cobertura de broa, coentros e mais verduras, temperos deleitosos… este, poderá ser escolhido como um prato típico de Tabuaço, na sequência de experiências e estudos a realizar pelo nosso Clube e município, adiantemos! Enquanto se esvaziavam as telhas, as conversas prosseguiam… com elogios ao trabalho de promoção do sarrabulho de Ponte de Lima e Bacalhau de Cebolada em Portugal e estrangeiro, estratégia que o Clube de Gastronomia vai permutar com Tabuaço nos próximos tempos. Para rematar, novamente Ponte de Lima á Mesa: Pão de Ló, do sistema Magaride e Doce de gema, fabricados de madrugada pela confeitaria Havaneza.

Terminado o repasto, lá fomos cumprir o resto do programa: recepção nos Paços do Concelho (foto), onde voltamos a evidenciar projectos comuns de divulgação cultural e gastronómica, permuta de publicações e agradecimento pela visita e conhecimentos a partilhar, rematou o Presidente Carlos Carvalho. Depois, um outro acolhimento, desta vez na Loja Interativa de Turismo e seu fabuloso relógio Rijomax; na Casa dos Ruis (Turismo de Habitação da família Egger), e regresso para despedidas e reabastecimento de riqueza palatal no Tábua D´Aço.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 658  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31