
Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!
Depois de Bruxelas e a cidade – irmã de Ponte de Lima, Vandoeuvre – Les – Nancy, norte de França, a uma centena de quilómetros do Luxemburgo, o Clube de Gastronomia de Ponte de Lima regressa á promoção do prato típico, o famoso Arroz de Sarrabulho.
Desta vez, o pitéu será confecionado em Drancy, arredores de Paris, localidade parceira desde há uns anos daquele grupo de pesquisa e divulgação dos comeres tradicionais portugueses, principalmente Limianos.
Assim, o jantar de Sábado, 14 de janeiro de 2023, no Espaço Cultural de Drancy, será uma festa portuguesa, com a apreciada iguaria pontelimense na mesa. Para confecionar essa delícia gastronómica, deslocam-se a França um grupo de cozinheiros e ajudantes, dirigido pelo Chef Manuel Viana. Embora nascido na capital do distrito, as suas raízes são na freguesia da Ribeira, Ponte de Lima, sendo um dos mais conceituados profissionais na culinária típica minhota, nacional, com serviços pelo país e estrangeiro. Como formador na Escola Profissional do Alto Lima – EPRALIMA –, assim como colaborador que foi do restaurante Belle Ville, em Newark (EUA), Manuel Viana tem no seu ADN quem muito fez pela gastronomia altominhota, vianense, limiana: a célebre Margarida da Praça (D. Margarida Lemos) e a Pensão Rio Lima (Américo Antunes Correia, na capital do distrito.
A nível internacional, o Chef Manuel Viana orientou estágios de cozinha e formação na área, nos EUA e África. Actualmente, fixado na sua terra, continua a paixão pela cozinha, mas por convite de amigos e familiares, enquanto é consultor da restauração, perito na abertura de novas unidades do sector, como a filial em Ponte de Lima, de uma conceituada existente em Luanda, Angola. Elaboração de cardápios num mix de tradicional com clássico e internacional, é o seu empenho e característica dum talento na volúpia para seus clientes.
Por essas qualidades, conhecimentos e arte de cozinhar, Drancy e seus participantes no Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, vão conhecer os dotes de Manuel Viana, secundado por Tomás Marques, o Melhor Cozinheiro Jovem do Minho 2023, além de outros nomes da cozinha Pontelimense: elementos da equipa de D. Fátima Amorim, na Correlhã, ou da Casa de S. Sebastião, em S. Pedro de Arcos, restaurantes tradicionais do concelho de Ponte de Lima. E, para regalo e autenticidade do manjar cárneo, as miudezas inerentes ao Sarrabulho, integram a bagagem dos cozinheiros.
Adicione o seu comentário aqui!