domingo, 27 novembro 2022

DEPOIS DO EUROMILHÕES

Nov. 27, 2022 Hits:90 Crónicas

PORTUGAL É RONALDO E RON…

Nov. 24, 2022 Hits:259 Opinião

Crónica triste para um d…

Nov. 20, 2022 Hits:137 Opinião

Em Ocasiões Especiais

Nov. 20, 2022 Hits:510 Crónicas

Os sonhos adiados

Nov. 19, 2022 Hits:205 Crónicas

IXELLES – UMA VILA DESO…

Nov. 15, 2022 Hits:220 Opinião

CRIANÇA PRESA NO PENICO

Nov. 13, 2022 Hits:459 Crónicas

Duas tardes em Coja

Nov. 13, 2022 Hits:789 Apontamentos

Esta vida de hipster

Nov. 08, 2022 Hits:125 Crónicas

Ladroagem Eleitoral

Nov. 06, 2022 Hits:334 Opinião

O “Auto Suicídio” de…

Nov. 04, 2022 Hits:337 Opinião

Até da Suíça vieram ao Sarrabulho a Vandoeuvre-Les-Nancy!





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Um prato típico português, Pontelimense, o Arroz de Sarrabulho, reuniu no jantar do  Sábado, 29 de Outubro, quatro centenas de apreciadores no salão de festas da cidade francesa de Vandoeuvre-Les-Nancy, a uma centena de quilómetros do Luxemburgo.

A Associação Franco Portuguesa (AFP) da localidade geminada com Ponte de Lima, proporcionou aos seus membros e demais interessados, um convívio de faca e garfo, genuinamente da ruralidade minhota. Tudo teve transmissão em directo, da Rádio Ondas da Cabreira, Vieira do Minho.

Para a confecção da iguaria, deslocaram-se de Portugal elementos do Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, sob a batuta do Chef Paulo Santos, da Casa de S. Sebastião, do gerente de sala do restaurante Fátima Amorim, e também Ajudante de cozinha, Filipe Matos, outros colaboradores e equipa reforçada localmente com elementos da  comunidade emigrante, para outras tarefas de cozinha e logística.

Em jeito de balanço, anotemos: um regalo para os anfitriões; um êxito para a organização, nomeadamente o Presidente Manuel Vilela e o Tesoureiro João Costa, além da Ronda Típica de Vandoeuvre, que foi responsável pelo serviço de mesa.

A animação estava garantida, pois no palco estiveram durante duas horas, o - Grupo Nova Era – de Vandoeuvre, mas na sua maior parte constituído por naturais e oriundos da freguesia limiana de Vitorino dos Piães e o cantor Sérgio Rossi, que se deslocou propositadamente de Lisboa. O artista, sobrinho da conhecida Ágata, que integrou as – Doce – grupo que fez furor nos anos noventa do século passado, ficou amante do Sarrabulho de Ponte de Lima, e salientou o desejo de vir conhecê-lo na sua origem! Todavia, a data não ficou acordada com o Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, pois o cantor tem uma agenda repleta nos próximos tempos, com actuações em Portugal, Suíça e Estados Unidos da América.

Mas, quanto a presenças no convívio, os comensais eram geograficamente dispersos, entre origens e locais de trabalho, como emigrantes. Assim, os de mais longe, um grupo proveniente de Lausanne, na Suíça, percorreram 800 kms, originários dos municípios de Ponte de Lima e Vila Verde! Mas, pelas mesas, a saudade da terrinha presente, manifestava-se em naturais de outros concelhos: Monção, Cerveira, Viana do Castelo, Braga, Guimarães, Porto… E, gastos para o Sarrabulho à moda de Ponte de Lima ? Um resumo: 32 kgs de arroz, outros de acompamnhantes das miudezas (belouras, tripa de farinha e chouriça sanguínea); 1200 pastéis de bacalhau e rissóis de camarão e de carne, e 8 kgs paios e chouriças, para entradas; 40 kgs de produtos cárneos para desfiar para o arroz e/ou produzir rojões, etc, e acima de tudo: boa disposição para trabalhar e qualidade no produto final!

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 861  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?