Faça login na sua conta

Usuário *
Senha *
Lembre de mim

Crie a sua conta aqui!

Os campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Usuário *
Senha *
Verifique a senha *
Email *
Verificar e-mail *
Captcha *
Reload Captcha
domingo, 05 dezembro 2021

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário

Sondagem

Os vacinados devem ter prioridade no acesso aos cuidados de saúde em relação aos não vacinados?
  • Votes: (0%)
  • Votes: (0%)
  • Votes: (0%)
Total Votes:
First Vote:
Last Vote:

Efemérides - 20 de novembro



O luso.eu Jornal das comunidades é gratuito mas quero ajudar!

Principais acontecimentos registados no dia 20 de novembro, Dia Universal dos Direitos da Criança, Dia Internacional da Memória Trans, Dia da Industrialização de África e Dia Nacional do Pijama:

1616 – Armand Jean Du Pleiss, futuro Cardeal de Richelieu e primeiro-ministro de Luís XIII, inicia a ascensão, integrando o conselho de regência de Maria de Medicis.

1888 – William Bundy, joalheiro nova-iorquino, inventa o primeiro relógio de ponto.

1910 – Morre, com 82 anos, o escritor russo Leon Tolstoi, autor de "Anna Karenina" e "Guerra e Paz".

- Francisco Madero inicia a revolução mexicana contra o regime de Porfirio Diaz.

- Fundação do Vitória de Setúbal.

1917 - É proclamada a República da Ucrânia.

1924 - As autoridades turcas esmagam a revolta curda.

1945 - Começa o julgamento de 24 dirigentes nazis, acusados de crimes de guerra contra a humanidade, no Tribunal de Nuremberga, na Alemanha.

1950 – Fundação da Federação de Ginástica de Portugal

1959 – A Assembleia-geral da ONU adota o texto da Declaração sobre os Direitos da Criança.

- Portugal, Reino Unido, Áustria, Suíça, Dinamarca, Suécia e Noruega reúnem-se com o objetivo de formar a EFTA.

1963 - É inaugurado o serviço telefónico automático entre Lisboa e o Porto.

1969 - A Assembleia-geral da ONU acolhe o Manifesto de Lusaca, de apoio à independência dos povos africanos e repúdio da guerra, da Cimeira da OUA.

1975 - O VI Governo Provisório português, presidido por Pinheiro de Azevedo, suspende as atividades por "falta de condições de segurança".

- O Conselho da Revolução substitui Otelo Saraiva de Carvalho por Vasco Lourenço, do chamado Grupo dos Nove, no comando da Região Militar de Lisboa.

- Morre, aos 83 anos, o ditador espanhol Francisco Franco.

1980 - As Nações Unidas apelam à URSS, pela segunda vez, para a retirada das tropas do Afeganistão.

1987 – A Assembleia-geral das Nações Unidas analisa oito resoluções relacionadas com as políticas de 'apartheid' do Governo da África do Sul. Duas delas exigem, entre outros pontos, a libertação de Nelson Mandela, então detido há 25 anos, tendo Portugal votado a favor de uma e contra outra.

- Morre, com 52 anos, a atriz portuguesa Ivone Silva.

1988 - Aurora Cunha vence a maratona de Tóquio (2:31.26 horas).

1989 - A Assembleia-geral das Nações Unidas adota a Convenção sobre os Direitos da Criança e declara esta data Dia Universal da Criança.

- O presidente Ceausescu, da Roménia, rejeita o movimento de reformas nos países do Leste europeu.

1991 - É inaugurado o primeiro heliporto comercial de Lisboa, em Loures.

1992 - Xanana Gusmão é detido em Díli, pela polícia do regime de Jacarta.

- Jonas Savimbi, dirigente da UNITA, aceita, em carta enviada ao secretário geral da ONU, os resultados das eleições angolanas favoráveis ao MPLA.

1994 – O Governo de Angola e a UNITA assinam o acordo de Lusaca para a paz e reconciliação nacional.

1997 - O Iraque aceita o regresso dos inspetores de desarmamento da comissão especial da ONU.

- Nasce o Jornal de Negócios.

1999 – Morre, com 91 anos, o político italiano Amintore Fanfani, fundador da Democracia Cristã.

2002 - A mancha negra do fuel óleo do petroleiro Prestige chega a 25 milhas da costa portuguesa.

- A Comissão Conjunta de supervisão dos acordos de paz de Lusaca para Angola recomenda, ao Conselho de Segurança da ONU, o levantamento das sanções à UNITA.

2003 - Atentados suicidas em Istambul contra interesses britânicos. Morrem 27 pessoas, entre elas o Cônsul do Reino Unido.

- Morre, aos 70 anos, o estilista Louis Azzaro.

2004 – O presidente da República Jorge Sampaio veta a proposta de constituição do Gabinete de Comunicação e Informação do Governo de Pedro Santana Lopes.

- O Museu de Arte Moderna de Nova Iorque reabre ao público, depois de quatro anos em obras de remodelação.

2005 - O primeiro-ministro israelita Ariel Sharon abandona o partido conservador Likud, depois de Partido Trabalhista romper coligação, e pede a dissolução do Parlamento para a convocação de eleições antecipadas.

- Euromilhões: sai o primeiro bilhete vencedor em Portugal, registado num quiosque em Moreira de Cónegos.

2006 - É lançada a Associação Empresários pela Inclusão Social.

Um antigo aluno de 18 anos fere 27 pessoas numa escola de Emsdetten, Alemanha, e suicida-se com explosivos.

- Morre, com 81 anos, Robert Altman, realizador norte-americano, autor de “MASH”, Nashville”, “O Jogador” e de “Bastidores da Rádio”, estreado em 2006 nas salas portuguesas. Óscar de carreira de 2006.

2007 - Centenas de milhares de funcionários públicos paralisam em França e juntam-se aos ferroviários em greve há uma semana, aumentando a contestação às medidas sociais consideradas indispensáveis pelo presidente Nicolas Sarkozy para reformar o país.

- O Parlamento Europeu aprova, em Estrasburgo, por esmagadora maioria, o alargamento do espaço Schengen de livre circulação de pessoas aos "novos" Estados-membros da União Europeia.

- Morre o trompetista Ernest "Doc" Paulin, o músico mais idoso de jazz tradicional de Nova Orleans, em Marrero, na Louisiana. Tinha 100 anos.

- Morre, aos 88 anos, o antigo primeiro-ministro da ex-Rodésia Ian Smith, cujo governo declarou ilegalmente a independência do domínio britânicos.

2008 - A Livraria Byblos, inaugurada há um ano em Lisboa, apresenta um processo de insolvência. A Livraria Byblos disponibilizava 150.000 títulos numa área de 3.300 metros quadrados, dispondo de um sofisticado sistema de identificação por radiofrequência, único no mundo.

- Os 27 membros da união Europeia chegam a acordo, após 14 horas de negociações, sobre a revisão intercalar da Política Agrícola Comum, prevendo um aumento progressivo das quotas leiteiras e uma diminuição dos apoios diretos à produção.

- Um juiz do Tribunal do Estado de Texas notifica formalmente o atual vice-presidente dos Estados Unidos, Dick Cheney, e o antigo procurador geral Alberto Gonzales por crimes relacionados com o abuso de prisioneiros

2009 - Gripe A H1N1. A Noruega deteta uma mutação do vírus pandémico H1N1 em três casos.

- Morre Jeanne-Claude Denat de Guillebon, artista francesa, companheira de Christo Javacheff. Tinha 74 anos.

2010 - Pela primeira vez, um Papa admite a utilização do preservativo “em certos casos”, desde que “para reduzir os riscos de contaminação do vírus da sida. A declaração é de Bento XVI.

- Morre, com 93 anos, Joaquim Gomes, coorganizador da fuga de uma dezena de militantes e dirigentes do PCP do Forte de Peniche.

2011 - O Partido Popular espanhol obtém uma maioria absoluta nas eleições do Congresso ao eleger 186 deputados contra 110 conseguidos pelos socialistas.

2013 - O Parlamento Europeu aprova a reforma da Política Agrícola Comum com novas regras para o período 2014-2020 e que garante um pacote financeiro de cerca de oito mil milhões de euros a Portugal.

2014 – Morre, aos 70 anos, Alfredo Barbosa, antigo selecionador português de atletismo.

- Morre, com 88 anos, Cayetana Fitz-James Stuart, duquesa de Alba.

2015 - O parlamento português aprova na generalidade a adoção de crianças por casais do mesmo sexo, iniciativas rejeitadas na anterior legislatura.

2016 - O tenista britânico Andy Murray conquista pela primeira vez o ATP World Tour Finals, antes designado como Masters, ao bater o sérvio Novak Djokovic na final, o que lhe garante acabar o ano como número 1.

- O piloto Tiago Monteiro (Honda) torna-se no primeiro português a ganhar a Corrida da Guia do Grande Prémio de Macau.

- Morre, com 88 anos, o escritor irlandês William Trevor, autor de “Depois da chuva”.

- Morre, aos 90 anos, Constantine Stephanopoulos, que cumpriu dois mandatos como Presidente da Grécia (1995-2005).

2017 – Morre, aos 64 anos, Janusz Wojcik, antigo treinador que levou a seleção de futebol da Polónia à medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992.

2020 - O Presidente da República decreta a renovação do estado de emergência em Portugal por mais 15 dias, até às 23:59 de 08 de dezembro, para permitir medidas de contenção da epidemia de covid-19. 

- Os deputados aprovam o aumento extraordinário de 10 euros para as pensões até 658 euros que será pago a partir de 01 de janeiro, segundo uma proposta do PCP de alteração ao Orçamento do Estado para 2021 (OE2021). 

- A proposta de alteração do PAN ao Orçamento do Estado para 2021 sobre transparência no financiamento público a fundações, associações e outras entidades privadas é aprovada com votos a favor de todas as bancadas à exceção do PS.

- O parlamento autoriza a renovação do estado de emergência, que tinha sido proposta pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, devido à pandemia de covid-19.

Este é o tricentésimo vigésimo quarto dia do ano. Faltam 42 dias para o termo de 2021.

Pensamento do dia: “Quem há neste largo mundo que me confesse que uma vez foi vil?… Onde é que há gente no mundo?” Fernando Pessoa/ Álvaro de Campos (1888-1935), poeta português.


Adicionar o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

TEMOS NO SITE

Temos 361 visitantes e 0 membros em linha

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

EVENTOS ESTE MÊS