Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades Portuguesas - Guerra na Ucrânia: eurodeputados debatem a situação da segurança na Europa
terça-feira, 28 novembro 2023

FERREIRA DO ZÊZERE

Nov. 27, 2023 Hits:226 Crónicas

Portugal: António Costa…

Nov. 22, 2023 Hits:254 Opinião

Em Faro

Nov. 22, 2023 Hits:1209 Apontamentos

TERRA MORNA

Nov. 21, 2023 Hits:543 Crónicas

LENDA DO RIO LIMA

Nov. 20, 2023 Hits:55 Crónicas

Um Conselho de Amigo

Nov. 18, 2023 Hits:886 Opinião

ENSEADA DE CRISTAL

Nov. 13, 2023 Hits:571 Crónicas

A instabilidade crónica …

Nov. 08, 2023 Hits:174 Opinião

HÁ VIDA NOS MUSEUS

Nov. 08, 2023 Hits:402 Crónicas

A Importância de Ser Ern…

Nov. 05, 2023 Hits:439 Opinião

Guerra na Ucrânia: eurodeputados debatem a situação da segurança na Europa





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Na sequência da invasão russa da Ucrânia, os eurodeputados apelam a mais esforços para a defesa da UE e a medidas para reduzir a dependência energética da Europa em relação à Rússia

Os parlamentares debateram esta manhã com a primeira-ministra da Estónia e antiga eurodeputada, Kaja Kallas, e o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, o papel da UE num mundo em mudança e a situação da segurança na Europa na sequência da agressão e da invasão russa da Ucrânia.

No início do debate, a presidente do Parlamento Europeu (PE), Roberta Metsola, mencionou o que a UE deve fazer para dar resposta à invasão russa e às tentativas do Kremlin de desestabilizar a segurança europeia: “Precisamos de reavaliar o papel da Europa neste novo mundo. Precisamos de aumentar o nosso investimento na defesa e em tecnologias inovadoras. Este é o momento de darmos passos decisivos para garantir a segurança de todos os europeus. É o momento de construir uma verdadeira União de Segurança e Defesa e de reduzir a nossa dependência do Kremlin. Temos visto até agora uma coordenação europeia, uma solidariedade e uma unidade sem precedentes - e deve ser este o projeto para avançarmos”.

Recordando que a sua mãe foi deportada por Estaline para a Sibéria, a primeira-ministra estónia, Kaja Kallas, elogiou as ações que a UE tomou para ajudar a Ucrânia e a solidariedade que os cidadãos europeus demonstraram para com os ucranianos que fogem da guerra. Alertou, no entanto: “Temos um longo caminho pela frente. Teremos de ter uma paciência estratégica, porque a paz não vai surgir amanhã”.

Kaja Kallas apelou a uma “política de contenção inteligente” e sublinhou a necessidade de a UE aumentar os seus esforços para reduzir a dependência energética do gás e do petróleo russos e para reforçar a defesa europeia, trabalhando “de mãos dadas com a NATO”. Referindo-se ao futuro da Ucrânia, disse: “Não é apenas do nosso interesse dar à Ucrânia uma perspetiva de adesão, é também nosso dever moral fazê-lo. A Ucrânia não está a lutar pela Ucrânia, está a lutar pela Europa. Se não for agora, então quando será?”.

O Alto Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Josep Borrell, afirmou que a guerra em curso “deixará uma marca na história” e sublinhou que a UE e os cidadãos europeus devem fazer um esforço coletivo para reduzir a sua dependência energética da Rússia. Há que explicar aos cidadãos “que o nosso modo de vida tem um custo associado”, disse, salientando que a Europa terá de estar pronta a pagar o preço para responder à Rússia, que as consequências desta guerra serão duradouras e que influenciarão as políticas europeias durante os próximos anos e décadas.

O vídeo do debate em plenário ficará disponível aqui.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tony Da Silva
Author: Tony Da SilvaEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades
Partilhe o nosso conteúdo!

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 351  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

Top News Embaixada

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
0
Partilhas
0
Partilhas