sexta-feira, 29 setembro 2023

Na Guarda

Set. 26, 2023 Hits:918 Apontamentos

Dignificar os Funcionári…

Set. 25, 2023 Hits:341 Opinião

Pateira de Fermentelos

Set. 25, 2023 Hits:564 Crónicas

DA REPÚBLICA AO VISCONDE

Set. 22, 2023 Hits:206 Crónicas

Portugal, país de imigra…

Set. 19, 2023 Hits:254 Crónicas

AINDA E SEMPRE A EMIGRAÇ…

Set. 19, 2023 Hits:273 Crónicas

O PUDOR HIPÓCRITA - O Ca…

Set. 19, 2023 Hits:247 Crónicas

No concelho de Sátão

Set. 18, 2023 Hits:441 Apontamentos

Contra os moralistas marc…

Set. 18, 2023 Hits:168 Opinião

Triste Fado

Set. 17, 2023 Hits:209 Opinião

DIREITOS SUBJETIVOS NA LI…

Set. 17, 2023 Hits:150 Crónicas

JORNADAS DO PATRIMÓNIO E…

Set. 16, 2023 Hits:146 Crónicas

Elogio da Ignorância

Set. 11, 2023 Hits:794 Opinião

OS JOVENS SÃO A GERAÇÃ…

Set. 07, 2023 Hits:213 Opinião

CEO da Liderroll defende “união de forças” para encontrar soluções energéticas sustentáveis





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!

Paulo Roberto Gomes Fernandes, presidente da Liderroll, empresa especializada no mercado de construção de gasodutos especiais no Brasil, com projetos e assessoria técnica por vários países, defendeu, nos últimos dias, “protagonismo e ampla mobilização de nações para soluções de fontes de energia alternativas, em paralelo à utilização de hidrocarbonetos”.

Estudiosos recordam que a queima de combustíveis que têm petróleo como matéria-prima é prejudicial à Camada de Ozónio. De acordo com Paulo Fernandes, a solução deveria ser uma estratégia desenvolvida por países, em conjunto, para que cheguem num consenso sobre como tornar países não subsistentes em nações independentes energeticamente e com um potencial de produção de combustíveis limpos.

Para este responsável, existe a necessidade de “trocar os pneus com o carro andando”, pois é “inevitável o uso de hidrocarbonetos para a produção de energia, mas que alternativas devem ser pensadas em conjunto e não em uma corrida individual, onde não há vencedores”.

“Não vejo que estaremos livres dos hidrocarbonetos tão facilmente como querem alguns pseudos iluminados de gel no cabelo e fatos alinhados, mas que se quer já pisaram o chão de uma fábrica. É um discurso que está fazendo o mundo oscilar sem objetividade e está atrasando a obtenção de uma alternativa correta e sustentável. Há muita gente em diversos países tentando reinventar a roda numa corrida individual, cada um para um lado e da sua maneira. Isto não traz resultado consistente”, comentou o presidente da Liderroll, que apontou que “uma solução seria a criação de um grupo centralizador para tratar, em colaboração com países que já possuem várias metodologias de produção energéticas, riquezas naturais específicas e com estratégias usuais criadas já em curso, a fim de colocar tudo na mesa e definir uma linha central de objetivos e desenvolvimento para substituir os combustíveis fósseis, por energias renováveis”.

“Na minha opinião, está claro que a matriz energética que está em funcionamento deve ser mantida pelo tempo que for necessário. Porém, deve ser criado um grupo centralizado, que pode ser o BRICS, com a contribuição de outros países, que criará, definirá e escolherá, esgotando todas as teses, o que será adotado mundialmente como a filosofia e metodologia para se ter uma energia menos poluente, para, aos poucos, irmos nos desconectando da base de hidrocarbonetos. Assim, teríamos uma ação centralizada”, disse Paulo Fernandes.

Recorde-se que a Liderroll é uma empresa brasileira que conquistou, em 2011, o prémio de melhor empresa de soluções especiais do mundo em 2011 para a construção de dutos em ambientes confinados, concedido pela ASME-EUA.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Ígor Lopes
Author: Ígor LopesEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades
Partilhe o nosso conteúdo!

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 379  pessoas que estão a ver esta página no momento, e 0 membros em linha

Top News Embaixada

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30