Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.

38º Congresso PSD, desta vez em Viana do Castelo

ID:N°/ Texto: 4561

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Depois da reeleição, os sociais-democratas reuniram-se no passado fim-de-semana para o 38º Congresso, desta vez em Viana do Castelo. Para além da moção de estratégia global do líder eleito Rui Rio, foram também votadas as 13 propostas temáticas: primárias para escolher o líder do PSD, um referendo à eutanásia, balizas para a descentralização e necessárias alterações ao sistema político foram alguns dos temas das moções apresentadas — onde coube ainda a discussão da felicidade.

Quanto à eleição dos órgãos do partido este congresso trouxe o melhor da democracia: a oportunidade de escolher. Aquilo que por uns é interpretado como desunião no partido, deve ser visto como uma forte expressão do que é um partido plural, onde ideias e políticas se discutem, e se dá, finalmente, oportunidade de escolha de se votar em quem mais se acredita competente.

Precisamente neste sentido, quebrando a tradição de lista única, o Círculo Europa foi disputado pela lista E, encabeçada por Sarmento Lameirão da secção do PSD Paris e a lista D que levou como cabeça de lista Victor Alves Gomes da secção PSD Bélgica.

Feita a contagem pelo método de Hondt, ambos foram eleitos como conselheiros nacionais pela emigração. Já fora da Europa, a lista única elegeu sem surpresas Maria João de Ávila da secção do PSD dos Estados Unidos e Mário Marques da mesma secção.

A Comissão Política Nacional do presidente do PSD, Rui Rio, foi eleita com 62,4% dos votos, o que representa 541 votos favoráveis, 227 brancos e 99 nulos. Registaram-se 867 votantes.

 


RECOMENDADOS PARA SI

Eventos este Mês

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Últimos Tweets

CDS questiona Governo sobre projeto de extração de minério a poucos quilómetros da barragem de Alqueva https://t.co/Q41q3NuELk
Beirute/Explosões: Governo libanês decreta estado de emergência de duas semanas https://t.co/az5gypJRjV
Covid-19: Portugal vai apresentar relatório epidemiológico com critérios do Reino Unido https://t.co/MeZnxkGEag
Follow Jornal das Comunidades on Twitter