Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.

Covid-19: Fronteiras terrestres com Espanha vão continuar fechadas até 15 de junho

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Espanha anunciou uma quarentena obrigatória de 14 dias para quem, a partir desta sexta-feira, entrar no país - segundo o “Público”, a decisão não foi acordada ou comunicada previamente a nenhum responsável de Portugal. Voos comerciais para o país vizinho mantêm-se suspensos

As fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha vão continuar encerradas até às 0h de 15 de junho devido à pandemia da doença covid-19, segundo a resolução de Conselhos de Ministros publicada esta quarta-feira em Diário da República.

O controlo das fronteiras terrestres com Espanha está a ser feito desde as 23h do dia 16 de março em nove pontos de passagem autorizada devido à pandemia de covid-19, e terminava às 0h de quinta-feira.

A resolução publicada em Diário da República prorroga, "a título excecional e temporário, a reposição do controlo de pessoas nas fronteiras com Espanha até às 0 horas do dia 15 de junho de 2020".

"Atendendo à avaliação da situação epidemiológica em Portugal e na União Europeia e às medidas propostas pela Comissão Europeia, importa garantir a segurança interna através de medidas adequadas que contenham as possíveis linhas de contágio, entre as quais, a manutenção da reposição, a título excecional e temporário, do controlo de pessoas nas fronteiras, com algumas exceções", refere a resolução, sublinhando que estas medidas foram concertadas entre os Governos de Portugal e de Espanha.

QUARENTENA OBRIGATÓRIA. PORTUGAL NÃO FOI CONSULTADO

Espanha anunciou esta semana que quem, a partir desta sexta-feira, 15 de Maio, entrar no país terá de fazer uma quarentena obrigatória de 14 dias. Segundo o “Público” esta quinta-feira, esta decisão não foi acordada ou comunicada previamente a nenhum responsável de Portugal.

A resolução foi tomada pelos responsáveis sanitários espanhóis, nomeadamente do Ministério da Saúde, e não pelos responsáveis da área da Administração Interna, com quem a colaboração tem sido profícua.

Neste momento, os pontos de fronteira em funcionamento são Valença-Tuy, Vila Verde da Raia-Verín, Quintanilha-San Vitero, Vilar Formoso-Fuentes de Oñoro, Termas de Monfortinho-Cilleros, Marvão-Valência de Alcântara, Caia-Badajoz, Vila Verde de Ficalho-Rosal de la Frontera e Castro Marim-Ayamonte.

O controlo nas fronteiras é feito pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, em colaboração com a GNR. Os voos comerciais para Espanha mantêm-se suspensos.

Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor.


RECOMENDADOS PARA SI

Eventos este Mês

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Últimos Tweets

Detido suspeito de matar a tiro dois cunhados no concelho de Valpaços https://t.co/qNnuZWIx4N
Covid-19: Bloco afirma que Ministério da Cultura não respondeu à crise no setor https://t.co/rgEYwaomJp
Covid-19: Portugal com 1.396 mortos e 32.203 infetados https://t.co/zI4Zb9fS4e
Follow Jornal das Comunidades on Twitter