Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.

NADA SERÁ COMO DANTES Face ao virulento inimigo; com nome, mas sem rosto, nem voz!

ID:N°/ Texto: 4826

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

"Façamos da interrupção um caminho novo.

Da queda um passo de dança, do medo uma escada,

do sonho uma ponte, da procura um encontro"

Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor.

 Veio de longe e propagou-se com facilidade; invadiu, paulatinamente, o espaço e a vida de cada ser humano! É contagioso e pode provocar a morte. A epidemia, depressa se transformou numa incontrolável pandemia colocando, a própria Humanidade de joelhos, vergada ao medo, sujeita a implementar acções, nunca dantes imaginadas. Impensável observar o mundo vergado ao invisível, suspenso num pavor e fragilidade, impressionantes! Onde a própria liberdade está limitada, atingida em profundidade obrigando aos mais complexos desígnios, decisões e procedimentos.

Este cenário surrealista, esta imposição, esta força misteriosa tem a sua fonte e origem! E já muito se especula sobre isso. Pulula por toda a parte, a contra-informação, o sensacionalismo e o patético; não faltam os prevaricadores e oportunistas! Também se tem o desplante de culpabilizar uma qualquer divindade; será castigo, punição olímpica, justiça dos céus! E ousam meter o Criador ao barulho, de modo acusativo, por um lado e de suplica, por outro; só se lembram de Santa Barbara, quando troveja! Certo mesmo é que esta, como outra qualquer doença contagiosa tem a sua génese, a sua forma de se desenvolver e de se expandir. Existem variadas explicações, por peritos e por ou analistas. Os comentadores, também se atrapalham nas estimativas; rapidamente  se instala a confusão! Convenhamos que a conduta da hodierna sociedade, não tem sido exemplar; os erros sucedem-se, as tropelias ferem de morte o próprio sistema terrestre, na sua diversidade biológica! O desastre ambiental é uma das grande indicações de que devemos arrepiar algum caminho, na estonteante correria e defesa da economia, em contraponto com o factor social e ambiental. A  propalada globalização proporcionou acelerado crescimento económico, mas esqueceu o dom de enaltecer e valorizar, o factor social e humanista. É porventura, o principal desafio que se deve colocar, logo após este arriscado confronto, com o violento inimigo, sem cheiro, nem rosto, mas com voz de guerreiro mortífero! Grandes chefes de Estado falam de "guerra biológica" e com razão, que vai ser combatida e por isso vencida! Que o seja de facto. Pensemos noutras guerras; a da tecnologia e da logística, a da energia e da genética e sobretudo aquela que define, os direitos e a justiça social; o mundo está em guerra e já nada será como dantes!

Agora é urgente seguir, num rigoroso cumprimento, as regras, que são de emergência e por isso graves; cabe a cada assumir a sua quota parte de responsabilidade! Devemos pensar e agradecer, por todos quantos  continuam a laborar, nas diferentes áreas de serviço e profissão; eles são, nestes dias negros da história, o nosso escudo de salvação! Só unidos, na mesma fé e reciprocidade poderemos vencer o inimigo imediato, actual. Tanto quanto se puder, ficar por casa e seguir as directivas e outras ordenações, que são exigências; por nós, mas também pelos outros.

Que esta nova e única condição, de estar confinado, de permanecer fechado, nos sirva para pensar no essencial, ordenar coisas e também a própria mente! Depois de ultrapassada esta dura provação, nos sintamos fortalecidos com a esperança de um mundo melhor; mais justo e solidário, mais optimista e mais respeitador do meio em que vivemos. Usemos de prudência e muita confiança; que esta situação, não deixe a emoção sobrepor-se à razão, nem à inteligência e capacidade de pensar e agir. Força, todos por um, um por todos!


RECOMENDADOS PARA SI

Eventos este Mês

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Últimos Tweets

Executivo caminhense aprova contas positivas do ano de 2019 https://t.co/1sW2qOpJNE
PONTE DE LIMA TEM O 14º MELHOR VIOLINISTA MUNDIAL! https://t.co/6QS6c14puD
Distritos de Beja e Faro sob aviso amarelo devido à chuva e trovoadas https://t.co/oXqpdHMvUe
Follow Jornal das Comunidades on Twitter