Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.

Deputados Europeus do Bloco de Esquerda querem reunião com a UEFA para discutir o combate ao racismo no futebol.

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Os deputados europeus do Bloco de Esquerda, Marisa Matias e José Gusmão, escreveram uma carta ao Presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, solicitando uma reunião para discutir de que modo podem as instituições europeias, entre as quais o Parlamento Europeu, contribuir para a aplicação da IX Resolução da UEFA - “Futebol Europeu unido contra o racismo”.

A proposta surge na sequência de vários incidentes de manifestações racistas em jogos de futebol em Portugal, incluindo o recente de que foi vítima o jogador Moussa Marega.

A 10 de Fevereiro de 2020, o Presidente da UEFA, em resposta à carta sobre racismo e discriminação no futebol, que lhe foi dirigida a 20 de Novembro de 2019 por vários deputados europeus membros do Intergrupo Parlamentar do Anti-Racismo e Diversidade de Fevereiro, entre os quais Marisa Matias e José Gusmão, afirmou que era necessária a cooperação das instituições públicas nacionais e europeias e que estava disponível para reunir com os deputados para debater estas questões.

De acordo com José Gusmão, “as medidas da UEFA na Resolução contra o racismo no futebol, são boas, mas em muitos países, como em Portugal, não são pura e simplesmente aplicadas. É, portanto, preciso adoptar medidas regulatórias e se necessário legislativas para que essas medidas saiam do papel para os relvados e para as bancadas. Por isso decidimos solicitar esta reunião à UEFA. 

A carta vai ser aberta à subscrição dos demais deputados europeus e será enviada ao Presidente da UEFA na próxima sexta-feira.

Em anexo:

Carta à UEFA


RECOMENDADOS PARA SI

Eventos este Mês

Últimos Tweets

'Cartoonista' alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon https://t.co/tNR5YRoVhD
Na procura fundamental do equilíbrio entre arquitetura, natureza e humanidade https://t.co/4YlbxRqRn1
China anuncia mecanismo para restringir atividades de empresas estrangeiras https://t.co/H2Zbkf9B9j
Follow Jornal das Comunidades on Twitter