Faça login na sua conta

Usuário *
Senha *
Lembre de mim

Crie a sua conta aqui!

Os campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Usuário *
Senha *
Verifique a senha *
Email *
Verificar e-mail *
Captcha *
Reload Captcha

UE/Presidência: Portugal realizará conferência sobre violência contra mulheres


(Lusa) – Portugal vai organizar uma conferência de alto nível sobre violência contra as mulheres na União Europeia durante a sua presidência do Conselho da UE, anunciou hoje a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

"Vamos realizar uma conferência de alto nível sobre a violência contra as mulheres, incluindo a violência cibernética", disse a numa (vídeo)conferência com jornalistas estrangeiros acreditados em Bruxelas.

Para a conferência, que ainda não tem data marcada, o governo pediu novos dados ao Instituto Europeu para a Igualdade de Género (EIGE, na sigla em inglês) que permitam avaliar o impacto da pandemia de covid-19 na questão da igualdade.

"Queremos avaliar o impacto real da covid-19 durante a pandemia no mercado de trabalho, violência doméstica, equilíbrio entre vida profissional e vida privada. Ao longo desta crise, as desigualdades que já estavam presentes apareceram de forma mais marcante. E, portanto, é necessário debater em termos práticos, não teóricos", justificou.

No último relatório, publicado no final de outubro passado, o EIGE alertou que a pandemia ameaça os avanços registados na UE em termos de igualdade de género, prevendo que levará 60 anos para a alcançar.

Questionada sobre se, durante a presidência portuguesa, vai "pressionar" os países europeus que ainda não assinaram a Convenção de Istambul contra a violência de género para que o façam, a ministra respondeu que está "disposta a facilitar o diálogo entre os Estados-membros sobre esta questão".

A Convenção de Istambul, aprovada em 2011 e que Portugal ratificou em 2013, é um tratado internacional juridicamente vinculativo que reconhece a violência contra as mulheres como um ataque aos direitos humanos e obriga os países a considerá-la um delito tipificado e sancionado.

Na UE, seis países ainda não aderiram ao tratado internacional - Hungria, Letónia, Lituânia, Eslováquia, República Checa e Bulgária – e a Polónia, que o ratificou em 2015, ameaça abandonar a Convenção, que também criminaliza a mutilação genital feminina, o casamento forçado, o assédio, o aborto forçado e a esterilização forçada.

"O objetivo é uma União [Europeia] de igualdade e, portanto, o objetivo é que homens e mulheres sejam livres para continuarem a viver em liberdade" na UE, frisou Mariana Vieira da Silva, propondo-se "trabalhar com todos os Estados-membros sem exceção".

“A pandemia de covid-19 pôs em destaque as grandes desigualdades que persistem e vimos a violência contra as mulheres aumentar exponencialmente", frisou a ministra.

A presidência portuguesa pretende por isso “marcar, saudar” a Convenção de Combate à Violência, “um instrumento progressista que estabelece as linhas de orientação e que permite criar um quadro sólido para todos os Estados-membros", afirmou.

"A promoção da igualdade independentemente do género é uma pedra angular da UE. É chegado o momento de defender estes princípios para permitir uma mudança positiva na nossa sociedade", concluiu Vieira da Silva.

Portugal exerce a presidência do Conselho da UE entre 01 de janeiro e 30 de junho.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoWebsite: https://www.luso.euEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Siga-nos também nas nossas redes sociais!
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Jornal das Comunidades na Bélgica http://www.luso.be e .eu é um sonho, uma fantasia e uma ambição que se tornou realidade graças ao entusiasmo e ao dinamismo de dois jovens, António da Silva e Daniel Ferreira. Desejosos de ver projectados na Internet a imagem e os valores de Portugal a partir da Bélgica, após intenso trabalho o portal-português concretiza a sua aparição a 28 de Fevereiro de 2003.
Lista dos seus últimos textos

Adicionar o seu comentário aqui!

TEMOS NO SITE

Temos 663 visitantes e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

EVENTOS ESTE MÊS

Não existem eventos no calendário
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

News Fotografia

Ad Bottom