Faça login na sua conta

Usuário *
Senha *
Lembre de mim

Crie a sua conta aqui!

Os campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Usuário *
Senha *
Verifique a senha *
Email *
Verificar e-mail *
Captcha *
Reload Captcha
domingo, 17 outubro 2021

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário

MUNICÍPIOS E ASSEMBLEIA REPÚBLICA NA EVOCAÇÃO DO CONDE DA BARCA



O luso.eu Jornal das comunidades é gratuito mas quero ajudar!

 Os municípios de Ponte da Barca e de Ponte de Lima, este último também o seu Presidente da Assembleia Municipal, a Real Associação de Viana do Castelo, o Presidente da Assembleia de Freguesia de Arca e Ponte de Lima, como entidades regionais, e os descendentes do homenageado vão marcar presença amanhã Sábado, na homenagem ao diplomata (Áustria, França, Holanda e Rússia), Ministro (Marinha e Ultramar e Negócios Estrangeiros e da Guerra) e Primeiro – Ministro de D. João VI no Brasil, António de Araújo e Azevedo.

Da capital teremos a presença do coordenador da Comissão de Negócios Estrangeiros e comunidades Portuguesas na Assembleia da República, e do Porto, o Director de Património da Universidade Fernando Pessoa e do seu Hospital – Escola, em Gondomar.

Nascido no dia de hoje (14 de Maio de 1754), e falecido no Rio de Janeiro (21 de Junho de 1817), ficou conhecido na história luso – brasileira como Conde (da Ponte) da Barca, depois de dezenas de anos ao serviço da nação, dentro e fóra dela.

Mas, o percurso político de António Araújo Azevedo começou muito cedo: aos 24 anos assume a direcção da célebre Sociedade Económica dos Amigos e Compatriotas do Bem Público (1779 – 1786), onde nos seus objectivos se destacava a distribuição de baldios e maninhos a agricultores pobres do concelho, e a instalação de fábrica de fiação e tecelagem, iniciativa que viria a reintroduzir vinte anos mais tarde na quinta da Prova em Ponte da Barca, berço de sua mãe.

Para além das missões oficiais em representação da Pátria, o Conde da Barca viajou também por motivos pessoais, de cultura e ciência pela Alemanha e Inglaterra, o que se traduziu em reunir uma valiosa biblioteca, colecções botânicas e de minerais na sua casa da capital brasileira, além de estabelecer a primeira tipografia regular no território e um alambique com tecnologia escocesa para licores e aguardente de cana de açúcar.

A evocação desta Figura Limiana cujo programa inicia-se amanhã pelas 15,30 h, recordemos, com uma concentração na Confeitaria Havaneza em Ponte de Lima, é realizada pelo Clube de Gastronomia de Ponte de Lima; no decorrer do evento, será apresentado também o parceiro da instituição para o Reino Unido (Londres), seguindo-se assim aos já existentes na Bélgica (Bruxelas), Suécia (Gotemburgo) e Suíça (Lausane), no âmbito da promoção de comeres e beberes lusitanos de qualidade.


Adicionar o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

TEMOS NO SITE

Temos 228 visitantes e 0 membros em linha

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
30
31

News Fotografia