Faça login na sua conta

Usuário *
Senha *
Lembre de mim

Crie a sua conta aqui!

Os campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Usuário *
Senha *
Verifique a senha *
Email *
Verificar e-mail *
Captcha *
Reload Captcha
domingo, 11 abril 2021

Movimento SOS Serra d’Arga alerta câmaras do Alto Minho para projeto transfronteiriço de lítio



Segundo o movimento SOS Serra d’Arga, está previsto no Plano de Recuperação e Resiliência um projecto transfronteiriço com Espanha de exploração de lítio e alertou as autarquias e entidades de tal facto.“Consideramos ser de vital importância a pronúncia destas entidades em sede da presente consulta pública”, referiu em comunicado o movimento cívico.

Portugal “pretende desenvolver com Espanha uma fileira industrial e de inovação de processos e produtos, completa, que permita o bom aproveitamento – usando técnicas de ‘green mining’ – para o lítio existente nos dois países, desenvolvendo um projecto transfronteiriço para a construção e reciclagem de baterias elétricas para automóveis”, sublinha o documento.

O passo intermédio entre a refinação e a produção de baterias é a fabricação de células de lítio. O INL – Instituto Ibérico de Nanotecnologia (pertencente aos dois países) está a desenvolver projetos de criação de células de última geração que poderão em breve entrar em fase de testes”.

“Por fim, a construção de baterias e a aposta da indústria da sua reciclagem (indo ao encontro da proposta do novo regulamento das baterias que defende uma análise de ciclo completo de vida dos produtos) podem com facilidade instalar-se nas regiões de fronteira entre Portugal e Espanha, beneficiando ainda da forte presença da indústria automóvel nos dois países”, acrescenta o Plano de Recuperação e Resiliência.

O movimento SOS Serra d’Arga considera ser necessário as autarquias e entidades do distrito de Viana do Castelo se pronunciarem na consulta pública do documento pelo facto do “território do Alto Minho, nomeadamente a Serra d’ Arga e envolventes, serem o alvo preferencial deste Governo para a estratégia nacional de exploração de lítio”. Assim, o movimento enviou um email às câmaras de Caminha, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Vila Nova de Cerveira e Ponte de Lima, assim como à Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho e ao Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Rio Minho. A consulta pública do Plano de Recuperação e Resiliência termina a 1 de Março.

A Serra d’Arga abrange uma área de 10 mil hectares nos concelhos de Caminha, Vila Nova de Cerveira, Viana do Castelo e Ponte de Lima, dos quais 4.280 hectares se encontram classificados como Sítio de Importância Comunitária. Actualmente está em fase de classificação como Área de Paisagem Protegida de Interesse Regional, numa iniciativa conjunta daqueles quatro concelhos do distrito de Viana para garantir a proteção daquele território.


Adicionar o seu comentário aqui!

TEMOS NO SITE

Temos 302 visitantes e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

EVENTOS ESTE MÊS

Não existem eventos no calendário
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

News Fotografia

Se você viu, o seu cliente também verá!