Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.

CLUBE DE GASTRONOMIA NA CASA DE S. SEBASTIÃO (Ponte de Lima)

ID:N°/ Texto: 5632
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Alguns elementos dum Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, isto é um limitado grupo de apreciadores da boa comida regional, principalmente do concelho, reuniu na Casa de S. Sebastião, freguesia de S. Pedro de Arcos.

O motivo do encontro era degustar um Naco (de coração de alcatra) à Santos, preparado pelo anfitrião, o Chef Paulo Santos, empresário daquela unidade de turismo e restauração, com amplos salões para banquetes e afins.

À volta da mesa, sorridentes e conversadores colegas com destaque para elementos novos: o comerciante e treinador de futebol, Paulo Lopes, da freguesia de Fornelos – Queijada, o Técnico Municipal António Pedro Alves, de Vitorino das Donas, e seu vizinho, o empresário de pinturas e lacados, Lovipe. Completavam a equipa, os irmãos Paulo e Miguel, gerentes do restaurante Fátima Amorim, na Correlhã.

A abrir a tertúli, e antecipar a iguaria de carne, foram servidos uns entreténs regionais, á base de bacalhau e miniaturas de salgados, suculentos e muito apetecidos!

Na conversa e balanço de anteriores edições do Clube, algumas propostas em análise para agendamento de apresentação em Portugal e estrangeiro nos próximos meses, caso o tempo de Covid – 19, não obrigue á sua suspensão, como já aconteceu com eventos previstos para Abril e Junho.

Nesse contexto, referimo–nos, a nível local, de novos sabores, entre os que estão em fase de estudo e preparação, e outros já disponíveis no mercado, saídos das mãos e fornos de outros membros ou apreciadores da boa gastronomia limiana.

Da lista em elaboração, algumas propostas: de líquidos, uma Cidra de mirtilos ou a  cerveja artesanal 1163, para molhar uma edição limitada do Folar Limiano; bolachas artesanais de maçã e cereais, pão de quinoa ou espelta, e uma pizza de alheira de galo e mel.

Ponte de Lima, redescobre a arte de novos ou reintroduzidos sabores na sua história secular da alimentação. Quanto a seus autores, assunto em análise na na reunião de S. Pedro de Arcos, enumeremo – los: Viktor Rodrigues, na Correlhã, os Chefs Vítor Lima e Bruno Alves, na freguesia da Feitosa, e o pizzaolo Orlando Fofinho, na vila de Ponte de Lima.

Em próxima reunião do Clube de Gastronomia, presença de um convidado especial, proveniente da Suíça: um chefe de sala do melhor restaurante da Europa, o Hotel de Ville, em Lausanne, caso o voo não seja suspenso pela pandemia que vivemos.

Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor.

Tito Morais
Author: Tito Morais
Colaborador convidado
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor.
Textos deste autor:

RECOMENDADOS PARA SI

Eventos este Mês

Últimos Tweets

LUS 9645 https://t.co/42gKxAY65z via @portal_luso
De congratulação pelo 40.º aniversário da criação do Conselho das Comunidades Portuguesas https://t.co/OfpOhXTOMb
Número de desempregados inscritos sobe 34,5% em agosto https://t.co/xto2uaAj3K
Follow Jornal das Comunidades on Twitter