Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.

DE BARCELONA E VIGO, AO SARRABULHO DA D. FÁTIMA AMORIM (Correlhã)

ID:N°/ Texto: 5618
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A restauração começou nas últimas semanas, a recuperar clientela, devagarinho, e entre presenças habituais, outras caras novas vão surgindo por restaurantes de Ponte de Lima.

Entre gente anónima, outra há de repercussão nacional e internacional, que também se senta á mesa para apreciar a gastronomia local, e em tempo de férias, há razão para juntar um outro comensal, familiar ou amigo.

Foi o caso registado no passado sábado, no restaurante Fátima Amorim, na Correlhã, a dois passos da vila de Ponte de Lima!

Dois jovens partilharam o prato típico local, esse quão famoso e já viajado Sarrabulho pela Europa, com provas e jantares convívio por vários países, com cozinheiras e produtos únicos, idos de Ponte de Lima, recordemos.

Mas, agora registamos a confirmação e a experiência, com dois nomes sonantes na música ibérica, internacional.

Os dois amigos que vieram ao Arroz de Sarrabulho na Correlhã, deslocaram-se desde Barcelona e Vigo, com motivos e ideias de regresso…. E aconselhamento da “especial refeição “disseram.

Eram eles: João Silva, natural de Freixo, freguesia limiana, mas desde há nove anos residente na movida capital da Catalunha. Apurado para as meias finais de concerto mundial de violino na polónia, arredores de Carcóvia, foi eleito para um 14º lugar a nível mundial, depois do júri não ter apurado vencedor: apenas 2 segundos lugares, e outros tantos na terceira posição na classificação final, com participações da Áustria, Espanha, Eslovénia, Estónia, Itália, Brasil, EUA, etc. O jovem pontelimense já gravou vários Cd´s e tem participado em festivais e outros eventos, a titulo individual ou dueto o Still Live, na Itália, Ucrânia, Polónia, Eslovénia e mais longe. Destaque-se, a gravação com o pianista sírio Aeham Ahmad, refugiado, (galardoado em 2015 na Alemanha com o prémio Beethoven), com arranjo musical de João Silva, entre regressos agendados nos próximos meses à Sicília, Sardenha e região dos Balcãs, a solo ou com a namorada, a italiana Margherita  Abita, que também irá a Los Angeles, EUA, para uma actuação / gravação.

O colega, David Rerreiro, com quem o nosso conterrâneo já actuou, tem uma dúzia de CD´s gravados, e outras tantas ou mais participações em festivais europeus e mais longe, nos domínios do jazz, principalmente. O Covid- 19, obrigou – o a adiar ou anular várias prestações da sua arte, incluindo convites no território nacional, designadamente Porto e Ponte de Lima. Mas, ou pela música, ou pela cozinha regional, os dois talentos na arte dos sons, regressarão a Ponte de Lima, aquando da fotografia de recordação que nos foi facultada para a notícia.

Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor.

Tito Morais
Author: Tito Morais
Colaborador convidado
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor.
Textos deste autor:

RECOMENDADOS PARA SI

Eventos este Mês

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Últimos Tweets

Lisboa a Lagos e Ceuta 600 anos depois https://t.co/haCCQyQx8h
Covid-19: Autarcas da AMLisboa podem alterar horário de funcionamento do comércio - Governo https://t.co/rAyTdbQfMR
Covid-19: Portugal com mais seis mortes e 325 novos casos nas últimas 24 horas https://t.co/6raV0XLVbL
Follow Jornal das Comunidades on Twitter