Faça login na sua conta

Usuário *
Senha *
Lembre de mim

Crie a sua conta aqui!

Os campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Usuário *
Senha *
Verifique a senha *
Email *
Verificar e-mail *
Captcha *
Reload Captcha
terça-feira, 07 dezembro 2021

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário

Sondagem

Os vacinados devem ter prioridade no acesso aos cuidados de saúde em relação aos não vacinados?
  • Votes: (0%)
  • Votes: (0%)
  • Votes: (0%)
Total Votes:
First Vote:
Last Vote:

Entretenimento

  1. Entrevista
  2. LusoPodcast
  3. Foto do Mês

Câmara de Comércio Belgo-Portuguesa lança rede lusófona na Bélgica



O luso.eu Jornal das comunidades é gratuito mas quero ajudar!

A Câmara de Comércio Belgo-Portuguesa (CCBP) organizou no passado dia 17 de maio, em Bruxelas, o evento “A língua portuguesa como fator de integração e desenvolvimento social, cultural, comercial e económico”

A Câmara de Comércio Belgo-Portuguesa (CCBP) organizou no passado dia 17 de maio, em Bruxelas, o evento “A língua portuguesa como fator de integração e desenvolvimento social, cultural, comercial e económico”, no qual intervieram 17 oradores  lusófonos em representação   do setor público e privado, e assistiram 70 participantes, presencial e remotamente.

O evento, organizado no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa, tinha como principais objetivos,nas palavras de Rui Faria da Cunha, presidente da CCBP “aumentar o conhecimento mútuo dos principais atores da lusofonia na Bélgica, oriundos dos setores público e privado, e reforçar a importância da língua portuguesa como veículo de desenvolvimento social, cultural e económico”. 

Na sessão de abertura, além do embaixador de Portugal na Bélgica, Rui Manuppella Tereno discursou o Secretário de Estadodo Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor de Portugal, João Torres, que felicitou a CCBP pela oportuna iniciativa e destacou a importância da diáspora portuguesa.

De seguida, no primeiro painel, dedicado ao papel dos Conselheiros Culturais e Comerciais das Embaixadas dos paísesmembros da CPLP, intervieram Verónica dos Reis, da embaixada de Cabo Verde, Carina Gaspar, da embaixada de Portugal, Gustavo Heyse Marchetti, da embaixada do Brasil e Hugo Martins, da embaixada de Timor-Leste. Estes responsáveisapresentaram o trabalho desenvolvido pelas respetivas embaixadas nas áreas comercial e cultural e destacaram a importância crescente do trabalho em rede na lusofonia, que sai reforçado de eventos como este. 

O segundo painel, dedicado ao papel das Câmaras de Comércio bilaterais e das Agências de Promoção do Comércio eInvestimento, teve como intervenientes os diretores da aicep Portugal, Rui Paulo Almas, e da Apex-Brasil, Alex Figueiredo. Emrepresentação das Câmaras de Comércio de Portugal e da Bélgica participaram, respetivamente, o secretário-geral, Pierre Poncelet, e a presidente, Agnes Borges. Os participantes neste painel apresentaram o trabalho desenvolvido no apoio à internacionalização das empresas portuguesas e brasileiras para o mercado belga e limítrofes, bem como na atração deinvestimento belga para Portugal e o Brasil. 

De seguida, tiveram lugar as apresentações de João Nuno Calvão da Silva, Vice-Reitor da Universidade de Coimbra para asRelações Internacionais, sob o tema “A importância da lusofonia nas redes de conhecimento” e de Pedro Rupio, Presidente doConselho Regional da Europa das Comunidades Portuguesas, sob o tema “A importância do ensino da língua portuguesa na diáspora lusófona”. 

À imagem do que sucederá nas próximas edições do evento, que se pretende anual, o evento abordou um mecanismo concreto de reforço do português no espaço global. Este ano, o tema foi “Direito em língua portuguesa”. Além de João Tiago Silveira, sócio da Morais Leitão advogados, professor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e professor de direito, que abordou 

o tema “Uniformização legislativa e a língua portuguesa”, intervieram Vera Albino e João Francisco Sá, da Inventa International, com uma apresentação sob o tema “Proteção de direitos de propriedade industrial nos países lusófonos”. 

O evento encerrou com um discurso de José Filomeno Monteiro, Embaixador de Cabo Verde, país que preside atualmente àCPLP.

Após o evento, o presidente da CCBP, Rui Faria da Cunha, afirmou que “foi demonstrado, por todos os presentes, a importância e o interesse da criação de uma rede lusófona na Bélgica, que junte atores dos setores público e privado, objetivo para a concretização do qual a CCBP vai continuar a trabalhar com os seus parceiros”.

Este evento recebeu o apoio da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas do Ministério dos Negócios Estrangeiros e integrará a programação oficial das celebrações do Dia Mundial da Língua Portuguesa na Bélgica, da responsabilidade da CPLP.

O programa completo do evento, assim com fotografias e a gravação integral, podem ser obtidos neste link:

https://www.ccb-portugal.be/post/reveja-o-evento-organizado-pela-ccbp-em-comemoracao- do-dia-mundial-da-lingua-portuguesa


Adicionar o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

TEMOS NO SITE

Temos 279 visitantes e 0 membros em linha

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

EVENTOS ESTE MÊS

News Fotografia