Faça login na sua conta

Usuário *
Senha *
Lembre de mim

Crie a sua conta aqui!

Os campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Usuário *
Senha *
Verifique a senha *
Email *
Verificar e-mail *
Captcha *
Reload Captcha
domingo, 26 setembro 2021

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário

Em Antuérpia

Set. 24, 2021 Hits:407 Apontamentos

Casa pode ser uma pessoa

Set. 24, 2021 Hits:404 Crónicas

Candidatura “Unir Arcoz…

Set. 24, 2021 Hits:428 Portugal

Porto de União: o mote c…

Set. 24, 2021 Hits:79 Portugal

Junta de Fornelos recuper…

Set. 23, 2021 Hits:417 Portugal

Universidade de Genebra r…

Set. 23, 2021 Hits:170 Cultura

Gante acolhe exposição …

Set. 22, 2021 Hits:539 Bélgica

É a “hora da ação”!



O luso.eu Jornal das comunidades é gratuito mas quero ajudar!

Vivemos um tempo de emergência climática e ambiental. A sustentabilidade do planeta depende da nossa capacidade de rapidamente mudar comportamentos.

Em 30 de maio de 2017, em Nova Yorque, o Secretário-Geral das Nações Unidas, transmitiu a seguinte mensagem:

(…) Se queremos proteger as florestas e a vida dos solos, salvaguardar os oceanos, criar grandes oportunidades económicas, prevenir ainda mais perdas e melhorar a saúde e bem-estar das pessoas e do planeta, temos uma única opção a olhar-nos de frente: a ação climática (…). Todos nós – governos, empresas, consumidores – temos de fazer mudanças. Mais do que isso, teremos que “ser a mudança”. Isto pode não ser fácil. Mas pelas gerações presentes e futuras, é o caminho que temos de prosseguir.

No quadro Constitucional Português, todos têm direito a um ambiente de vida humano, sadio e ecologicamente equilibrado e o dever de o defender, incumbido ao Estado assegurar o referido direito num quadro de desenvolvimento sustentável por meio de organismos próprios e com o envolvimento e a participação dos cidadãos, conforme plasmado no artigo 66.º.

Neste enquadramento, o nível de governação autárquico é aquele que está mais próximo das pessoas e como tal, o mais adequado para promover a mudança de comportamentos de pessoas, instituições e empresas para padrões mais sustentáveis de produção e consumo, contribuindo deste modo para um desenvolvimento sustentável.

Assim sendo, é chegada a hora de conceber uma estratégia ambiental que defina políticas públicas integradas e instrumentos para a promoção de uma gestão sustentável e um uso eficiente dos recursos por forma a reduzir a pegada ecológica dos Municípios. É chegada a hora de assumir a política ambiental como transversal a todas as políticas sectoriais municipais. É chegada a hora de conhecer a pegada ecológica municipal e atuar.

A promoção da utilização do transporte público, as ações tendentes à descarbonização, nomeadamente no que concerne à renovação das frotas dos transportes públicos urbanos, a concretização de sistemas de mobilidade mais amigos do ambiente, a criação de incentivos para a não emissão de CO2, por forma a atingir a neutralidade carbónica em 2050, a transição energética, a promoção dos produtos locais e do comércio de proximidade, a confeção de refeições escolares saudáveis e sustentáveis numa lógica de proximidade, a disponibilização de espaços verdes, a elevada qualidade do ar, a utilização da água de forma sustentável, o incremento da recolha seletiva de resíduos, são alguns dos exemplos de políticas públicas a adotar para que os Municípios se tornem mais sustentáveis.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Paula Maria Rodrigues Mariano Pêgo
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicionar o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

TEMOS NO SITE

Temos 194 visitantes e 0 membros em linha

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

News Fotografia