Faça login na sua conta

Usuário *
Senha *
Lembre de mim

Crie a sua conta aqui!

Os campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Usuário *
Senha *
Verifique a senha *
Email *
Verificar e-mail *
Captcha *
Reload Captcha
segunda-feira, 18 outubro 2021

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário

Músico Orquestra da Suécia, na homenagem a António Mimoso



O luso.eu Jornal das comunidades é gratuito mas quero ajudar!

Numa organização do Clube de Gastronomia de Ponte de Lima e os sobrinhos e proprietários da casa onde nasceu e viveu o benfeitor António de Araújo Mimoso (1881-1953), terá lugar no Verão próximo, uma homenagem ao saudoso Limiano.

O evento, segue-se ao do antepassado do ilustre conterrâneo, António de Araújo e Azevedo (Conde da Barca), ocorrido em 15 de Maio último, também na Casa Grande de Sá, freguesia do mesmo nome.

Mas, a próxima actividade cultural do grupo de promoção da enogastronomia limiana, constará de mais um momento, para além dos habituais de discursos com esboço biográfico do homenageado e degustação de produtos regionais. Desta vez, haverá convidado de honra do estrangeiro: o Oboé da Orquestra Sinfónica de Gotemburgo, Suécia, Joel Vaz, natural de Ponte de Lima.

Depois de meio ano como profissional da equipa dirigida pelo finlandês Santtu Rouvali, considerado “um dos maestros mais talentosos … pelas principais orquestras do mundo “também convidado especial da Filarmónica de Londres e da de Los Angeles, Joel Vaz deseja articular as suas férias com a participação num momento musical a António Mimoso. A escolha, justifica-se, pois esse abastado proprietário e capitalista, foi um patrocinador das Bandas de Ponte de Lima, Moreira e S. Martinho da Gândara, no nosso concelho, além de outras conhecidas contribuições para fundação do Parque da Madalena, programa da romaria do Senhor da Saúde, futebol e teatro, estas duas últimas áreas em Viana do Castelo, onde viveu sua juventude.

Um violino e um violoncelo, a designar, acompanharão o mestre da Haute École de Musique de Genéve, classe de Oboé, que antes de rumar à Suécia, integrou a Orquestra da Suíça Romande, a Sinfónica do Porto (Casa da Música), o Remix Ensemble Gulbenkian, a das Câmaras de Cascais e Oeiras, além de professor do Conservatório Regional Silva Marques, de Vila Franca de Xira.

Como único elemento português daquela que o governo de Estocolmo classificou - a em 1997 de Orquestra Nacional da Suécia, Joel Vaz integra os seus 109 músicos entre contrabaixo, violino, violoncelo, viola, clarinete, flauta, trombone, trompete, fogote, tuba, harpa e piano.

Com sede na segunda maior cidade sueca, situada a meio milhar de quilómetros da capital, a Orquestra Filarmónica de Gotemburgo para além de actuações no país, também no estrangeiro tem demonstrado a sua arte: Londres, Viena, Luzerna, Boston e Xangai, por exemplo.


Adicionar o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

TEMOS NO SITE

Temos 432 visitantes e 0 membros em linha

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
30
31

News Fotografia